Retalhos de memória

Retalhos de memória

Lembranças de operários têxteis sobre identidade e trabalho

ISBN: 9788581481654 AUTOR: Ricardo Medeiros Pimenta

Retalhos de memória é uma obra que se propõe a reconstruir o passado de inúmeros trabalhadores têxteis do Rio de Janeiro, nas décadas de 1920 a 1960, com destaque para as companhias América Fabril e Nova América. Assim, Ricardo Medeiros Pimenta dá voz ...

R$ 32,90 R$ 29,61

Mais Informações

Sinopse

Retalhos de memória é uma obra que se propõe a reconstruir o passado de inúmeros trabalhadores têxteis do Rio de Janeiro, nas décadas de 1920 a 1960, com destaque para as companhias América Fabril e Nova América. Assim, Ricardo Medeiros Pimenta dá voz a operários que revelam suas antigas rotinas e descrevem os ambientes das fábricas, demonstrando as tênues relações formadas entre vida e trabalho. A partir de tais testemunhos, o leitor se deparará com processos de construção identitária que o surpreenderão e emocionarão, fazendo-o refletir sobre sua própria relação de identidade e trabalho.


Número de Páginas

132


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2012


Área

História


Capítulo I - Uma história, duas trajetórias, Capítulo II - Nas “fibras” de um tecido social: operários “cerzidos” pela memória, Capítulo III - Espaços de memória: traduzindo e modificando o espaço fabril, Capítulo IV - Acordando em um novo cenário: a dúvida do tempo presente.