Esta obra é comprometida com a conscientização em torno da Lei NNº 10.639/2003, com a obrigatoriedade da “História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo, considerando o papel fundamental da educação na construção de bases sólidas para o respeito mútu...
Sinopse
Esta obra é comprometida com a conscientização em torno da Lei NNº 10.639/2003, com a obrigatoriedade da “História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo, considerando o papel fundamental da educação na construção de bases sólidas para o respeito mútuo e a compreensão inter-religiosa desde tenra idade. Nesse sentido, é em face da perene intolerância religiosa como violação dos direitos humanos fundamentais que os autores constroem um painel teórico, descritivo, dialogal e todo ilustrado. Em diálogo com a História Oral realizada na Tenda de Jurema Sagrada do Mestre Zé das Moças, guiada por Pai Léo de Ogum, este painel contempla emblemáticas entidades sagradas que compõem o cotidiano do terreiro: “Maria Padilha”, “Exu”, “Rosa Caveira”, “Caboclos”, “Cigana Sete Saias”, “Vó Maria Preta-Velha”, “Mesa de Jurema” e “Mestra Paulina e José das Moças”.
Número de Páginas
256
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
História
Prefácio
Primeiro Diálogo: História Oral, Por Quê?
Segundo Diálogo:Maria Padilha
Terceiro Diálogo: O Senhor da Noite, Exu
Quarto Diálogo: Rosa Caveira
Quinto Diálogo: Caboclos
Sexto Diálogo: Cigana Sete Saias
Sétimo Diálogo: Vó Maria Preta-Velha
Oitavo Diálogo: Mesa de Jurema
Nono Diálogo: Mestra Paulina e José das Moças
Glossário
Referências
Geam Karlo-Gomes