Protesto e Democracia

home / Protesto e Democracia

10%
Protesto e Democracia
9788546208401
Thiago Aparecido Trindade

No momento de retração democrática que o país vive, fica cada vez mais claro que a resistência popular depende da mobilização e da ação nas ruas, uma vez que os aparelhos do Estado – como apontava uma velha literatura marxista, que volta a ganhar uma a...

Mais informações

R$ 49,90

R$ 44,91

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    No momento de retração democrática que o país vive, fica cada vez mais claro que a resistência popular depende da mobilização e da ação nas ruas, uma vez que os aparelhos do Estado – como apontava uma velha literatura marxista, que volta a ganhar uma atualidade inegável– estão voltados à reprodução da dominação. O livro de Thiago Trindade é uma oportuna contribuição a esse debate. Fruto de uma tese de doutorado defendida em 2014, dialogando com as importantes pesquisas sobre participação política e construção democrática feitas no âmbito da Unicamp, o livro adota uma perspectiva ousada, mas que se torna cada vez mais merecedora de atenção: a valorização das formas de participação popular mais conflitivas e extrainstitucionais, em que o enfrentamento com os poderes públicos tem pelo menos tanta importância quanto a negociação e o diálogo. Para isso, Trindade trabalha em dupla frequência, uma mais teórica, outra mais empírica. Ele revisita os debates sobre participação política e democracia e, ao mesmo tempo, investiga a dinâmica de um movimento que jamais abriu mão de formas de ação disruptiva, o movimento pela moradia da cidade de São Paulo.

    Sumário:

    Capítulo 1: Reconstruindo o debate sobre a construção democrática: do pensamento elitista ao ativismo extrainstitucional; Capítulo 2: Urbanização, segregação e direito à cidade: a luta pela apropriação do espaço urbano; Capítulo 3: O centro de São Paulo em disputa: as ocupações de imóveis ociosos enquanto estratégia de luta pela moradia digna; Capítulo 4: Desfazendo o consenso participativo: o conflito instaurado pelas ocupações.

    Numero de paginas:

    300

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2017

    Área:

    Ciências Sociais