Protagonismo Ameríndio de Ontem e Hoje

Protagonismo Ameríndio de Ontem e Hoje

ISBN: 9788546206490 AUTOR: Maria Cristina Dos Santos

A proposta desta publicação é reunir especialistas, cuja produção se identifica com a questão indígena, tendo como objetivo a realização de uma obra voltada para aquilo que se compreende como a participação e a atuação das populações originárias na con...

R$ 49,90 R$ 37,42
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A proposta desta publicação é reunir especialistas, cuja produção se identifica com a questão indígena, tendo como objetivo a realização de uma obra voltada para aquilo que se compreende como a participação e a atuação das populações originárias na construção de diferentes contextos históricos.


Número de Páginas

352


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Ciências Sociais


Concepções e saberes distintos, encontros possíveis: uma reflexão sobre os papéis desempenhados pelos indígenas nas fontes jesuíticas (Província Jesuítica do Paraguai, séculos XVII e XVIII); Sociedades indígenas e política de fronteiras ao sul de Buenos Aires (século XVIII); El cacicazgo como trauma. Concentración de poder y formas de resistencia al proceso de centralización política entre abipones y mocovíes reducidos. Chaco, segunda mitad del siglo XVIII; Agencia indígena en las misiones: alcances y transformaciones de lãs milicias guaraníes en el siglo XVIII; Entre os papéis e as cartas: cultura escrita e protagonismo indígena nas reduções – século XVIII; Protagonismo indígena e Justiça: simulacro judicial e desafios de ser índio na colônia; ¿Qué puede entenderse por protagonismo guaraní? Pa’i, mburuvicha ha karai; “Soy indígena e indigenista”: repensando el indigenismo desde la participación de algunos, no tan pocos, indígenas; O caso da Tekoá Pindó Poty (Lami, Porto Alegre-RS): territorialidade livre dos Mbyá-Guarani frente ao confisco privado de terras e ao confinamento em reservas na História recente do Brasil; O protagonismo Terena na reconfiguração de sua história.