Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFOP

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFOP

Ações, Limites e Desafios na Formação Inicial de Professores

ISBN: 9788581487687 AUTOR: Gilmar Pereira De Souza

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – do Ministério da Educação e tem por objetivo apoiar e incentivar a docência na busca de novas estratég...

R$ 66,90 R$ 20,07
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – do Ministério da Educação e tem por objetivo apoiar e incentivar a docência na busca de novas estratégias para formação de professores no Brasil. Essa ação tem sido um marco das políticas públicas de formação de professores e conta, no ano de 2014, com 284 instituições participantes e 313 projetos em vigência abrigando 90.254 bolsistas das diversas áreas do conhecimento escolar. É nesse sentido que a Universidade Federal de Ouro Preto produz e apresenta esta obra: transbordar para além da universidade a produção represada no programa, bem como dar a conhecer as contribuições das ações de seus membros para a formação de professores e para a sociedade em geral.


Número de Páginas

228


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2015


Área

Educação


Capítulo 1: O Pibid Ufop e o desafio da iniciação à docência; Capítulo 2: Programa institucional de bolsa de iniciação à docência na Biologia: do chão da escola ao céu de ideias; Capítulo 3: O Pibid e a formação do professor de música: inovação na docência em escolas públicas de educação básica; Capítulo 4: Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: novos olhares para a formação do docente em EJA; Capítulo 5: O ensino de teatro, a escola e o Pibid: reflexões sobre um processo em construção; Capítulo 6: Formação inicial para a docência em educação física: contribuições e desafios do programa institucional de bolsa de iniciação à docência; Capítulo 7: A equipe do Subprojeto Química: relatos de ação e reflexão sobre a educação em espaços não formais; Capítulo 8: Um breve relato das contribuições do Pibid na formação de pofessores de matemática da Ufop; Capítulo 9: As virtudes intelectuais no ensino e aprendizado da filosofia: uma reflexão a partir das experiências no Pibid