Prisões

Prisões

ISBN: 9788546208005 AUTOR: Eli Narciso Da Silva Torres | Gesilane Maciel José (Orgs.)

Os artigos que compõem esta obra propõem um debate democrático urgente a respeito do sistema de justiça criminal, a partir de três eixos: Violência, poder e crime organizado; Educação em espaços de privação de liberdade; e Gênero, violência e prisão. A...

R$ 49,90 R$ 39,92
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Os artigos que compõem esta obra propõem um debate democrático urgente a respeito do sistema de justiça criminal, a partir de três eixos: Violência, poder e crime organizado; Educação em espaços de privação de liberdade; e Gênero, violência e prisão. A publicação copila resultados de investigações acadêmicas e conta com a participação de pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu em instituições de renome. As reflexões prestigiam as diferentes dimensões da violência urbana ou de gênero, o sistema punitivo e suas “práticas educativas”, o crime organizado dentro e fora das prisões, a lei de drogas e, ainda, o sistema justiça criminal, sobretudo, analisando-os num contexto de profundas transformações em curso na sociedade.


Número de Páginas

348


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


Capítulo 1: Observatório da violência e sistema prisional: relatos de uma Trajetória; Parte 1. Violência, Poder e Crime Organizado; Capítulo 2: Racionalidade política e questão penal: contribuições foucaultianas para uma crítica do presente; Capítulo 3: Indicadores do punitivismo, encarceramento e genocídio da juventude negra: um panorama sobre a seletividade do sistema de punição; Capítulo 4: Drogas e prisões no centro da capital paulista; Capítulo 5: O encarceramento em massa em São Paulo e o fechamento das instituições prisionais: um “eclipse” da etnografia prisional no Brasil?; Capítulo 6: O policial de fronteira e o policial da fronteira: efeitos sociais das políticas nacionais de segurança em Corumbá-MS; Capítulo 7: O Estado penal e a organização criminosa “Primeiro Comando da Capital – (PCC)” no Brasil; Parte 2. Educação em Espaços de Privação de Liberdade; Capítulo 8: Ações educacionais nas prisões e a garantia de direito aos indivíduos privados de liberdade; Capítulo 9: Educação aos privados de liberdade em Mato Grosso do Sul; Capítulo 10: Educação prisional: mecanismo de autonomia ou de poder?; Parte 3. Gênero, Violência e Prisão; Capítulo 11: Punição, aborto e resistência: uma análise do caso “Neide Mota e as dez mil mulheres”; Capítulo 12: Uma reflexão sobre o gênero no âmbito do sistema penitenciário brasileiro; Capítulo 13: Mulher encarcerada: narrativas entre o sofrimento e a indignação.