Pedagogia Surda

Pedagogia Surda

Práticas pedagógicas e múltipas para o ensino de surdos

ISBN: 9788546229253 AUTOR: Keli Krause

Os cursistas do curso Pedagogia Surda: Práticas Pedagógicas

e Múltiplas para o Ensino de Surdos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), reuniram estratégias inovadoras e experiências bem-sucedidas no ensino de surdos nas regiões, enfatizando a...

Mais Informações

Sinopse

Os cursistas do curso Pedagogia Surda: Práticas Pedagógicas

e Múltiplas para o Ensino de Surdos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), reuniram estratégias inovadoras e experiências bem-sucedidas no ensino de surdos nas regiões, enfatizando a importância do ensino bilíngue, da formação docente especializada e da produção de materiais didáticos acessíveis. Por fim, é essencial que todos os educadores, pesquisadores e profissionais da educação estejam cada vez mais comprometidos com uma educação bilíngue, inclusiva e equitativa.


Número de Páginas

272


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


PEDAGOGIA SURDA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÚLTIPLAS PARA O ENSINO DE SURDOS

Keli Krause

Marceli L. P. Romeu

Roberta de S. Messa

Ana Carolina da R. Machado

PREFÁCIO

Mara Regina Kolling

CAPÍTULO 1

PAIS SURDOS E FILHOS OUVINTES: METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS PARA SE TRABALHAR A CONSTRUÇÃO COMUNICACIONAL

Naira Rosane Diniz Garcia

Willian da Motta Brum

CAPÍTULO 2

A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BAGÉ/RS: A PERSPECTIVA INCLUSIVA DE UMA ESCOLA POLO

Ana Paula da Silva Moreira

Rejane Peres dos Santos

Taísa Luiz Soares

CAPÍTULO 3

DESAFIOS E BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS SURDAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INTERSECCIONALIDADE DE DEFICIÊNCIAS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCATIVO

Valeria Rocha Lopes Machado

CAPÍTULO 4

UM OLHAR SOBRE O PROCESSO BILÍNGUE NA INFÂNCIA

Gabriella Marques Kneipp

Luciane Fellin Peripolli

Patricia Dias Frazão

Potira dos Santos Nunes Maicá

CAPÍTULO 5

DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS

Ana Paula Gomes Lara

CAPÍTULO 6

O ENSINO DE LIBRAS: ESTRATÉGIAS LÚDICAS ATRAVÉS DO CINEMINHA

Cléia Maria Colpo Golzer

Marcia Andreia Facio Silva

CAPÍTULO 7

METODOLOGIAS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS

Albéres Ferreira Siqueira Lemos

Andressa de Almeida Cardoso

CAPÍTULO 8

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS – “O LEÃO E O RATINHO: UMA HISTÓRIA DE AMIZADE”

Aline Vieira Pedrozo

George Ranieri da Silva Rodrigues

CAPÍTULO 9

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Elizandra Gonçalves Palacio

CAPÍTULO 10

IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE E CULTURA SURDA

Ana Alice Santos de Souza

Betina Bronzoni Lencini

CAPÍTULO 11

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA: O USO DA ABSTRAÇÃO VISUAL EM DESENHOS

Angelisa Goebel

Luiz Fernando Simões Silva

Stefani Machado Borges

CAPÍTULO 12

ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO: LUTAS E DESAFIOS PARA PESSOAS SURDAS NA CONTEMPORANEIDADE

Adriana Fonseca Loureiro

Luana Paula de Paula

Nara Verlaine Carvalho Mello

CAPÍTULO 13

TRAJETÓRIA DOCUMENTAL: PERMEANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS

Bruna Todeschini

Fabíola Alessandra Dostoiévsky Nogueira Maia Lauter

Hecson Jesser Segat

Kelen Durgante Bachinski

SOBRE OS AUTORES