Os cursistas do curso Pedagogia Surda: Práticas Pedagógicas
e Múltiplas para o Ensino de Surdos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), reuniram estratégias inovadoras e experiências bem-sucedidas no ensino de surdos nas regiões, enfatizando a...
Sinopse
Os cursistas do curso Pedagogia Surda: Práticas Pedagógicas
e Múltiplas para o Ensino de Surdos, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), reuniram estratégias inovadoras e experiências bem-sucedidas no ensino de surdos nas regiões, enfatizando a importância do ensino bilíngue, da formação docente especializada e da produção de materiais didáticos acessíveis. Por fim, é essencial que todos os educadores, pesquisadores e profissionais da educação estejam cada vez mais comprometidos com uma educação bilíngue, inclusiva e equitativa.
Número de Páginas
272
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
Keli Krause
Marceli L. P. Romeu
Roberta de S. Messa
Ana Carolina da R. Machado
PREFÁCIO
Mara Regina Kolling
CAPÍTULO 1
PAIS SURDOS E FILHOS OUVINTES: METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS PARA SE TRABALHAR A CONSTRUÇÃO COMUNICACIONAL
Naira Rosane Diniz Garcia
Willian da Motta Brum
CAPÍTULO 2
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BAGÉ/RS: A PERSPECTIVA INCLUSIVA DE UMA ESCOLA POLO
Ana Paula da Silva Moreira
Rejane Peres dos Santos
Taísa Luiz Soares
CAPÍTULO 3
DESAFIOS E BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS SURDAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INTERSECCIONALIDADE DE DEFICIÊNCIAS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCATIVO
Valeria Rocha Lopes Machado
CAPÍTULO 4
UM OLHAR SOBRE O PROCESSO BILÍNGUE NA INFÂNCIA
Gabriella Marques Kneipp
Luciane Fellin Peripolli
Patricia Dias Frazão
Potira dos Santos Nunes Maicá
CAPÍTULO 5
DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS
Ana Paula Gomes Lara
CAPÍTULO 6
O ENSINO DE LIBRAS: ESTRATÉGIAS LÚDICAS ATRAVÉS DO CINEMINHA
Cléia Maria Colpo Golzer
Marcia Andreia Facio Silva
CAPÍTULO 7
METODOLOGIAS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS
Albéres Ferreira Siqueira Lemos
Andressa de Almeida Cardoso
CAPÍTULO 8
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS – “O LEÃO E O RATINHO: UMA HISTÓRIA DE AMIZADE”
Aline Vieira Pedrozo
George Ranieri da Silva Rodrigues
CAPÍTULO 9
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE LIBRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Elizandra Gonçalves Palacio
CAPÍTULO 10
IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE E CULTURA SURDA
Ana Alice Santos de Souza
Betina Bronzoni Lencini
CAPÍTULO 11
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SURDA: O USO DA ABSTRAÇÃO VISUAL EM DESENHOS
Angelisa Goebel
Luiz Fernando Simões Silva
Stefani Machado Borges
CAPÍTULO 12
ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO: LUTAS E DESAFIOS PARA PESSOAS SURDAS NA CONTEMPORANEIDADE
Adriana Fonseca Loureiro
Luana Paula de Paula
Nara Verlaine Carvalho Mello
CAPÍTULO 13
TRAJETÓRIA DOCUMENTAL: PERMEANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS
Bruna Todeschini
Fabíola Alessandra Dostoiévsky Nogueira Maia Lauter
Hecson Jesser Segat
Kelen Durgante Bachinski
SOBRE OS AUTORES