Práticas Pedagógicas e a Formação Continuada na Educação Infantil I

Práticas Pedagógicas e a Formação Continuada na Educação Infantil I

ISBN: 9788546209934 AUTOR: Ligia de Carvalho Abões Vercelli , Cristiano Rogério Alcântara (orgs.)

A concepção de criança que fundamenta o trabalho pedagógico dos autores da presente série é aquela divulgada em todos os documentos o¬ficiais que regem a educação, ou seja, a de criança como um ser capaz de construir conhecimento e cultura, que tem voz...

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Sinopse

A concepção de criança que fundamenta o trabalho pedagógico dos autores da presente série é aquela divulgada em todos os documentos o¬ficiais que regem a educação, ou seja, a de criança como um ser capaz de construir conhecimento e cultura, que tem voz e vez no espaço escolar, que é criativa, que traz saberes adquiridos por meio da Educação formal e não formal. Pautados nessa concepção de criança, os gestores de duas escolas municipaisde Educação Infantil, uma em São Paulo e outra em São Bernardo do Campo, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Infantil e Formação de Professores (Grupeiforp), pertencente ao Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Progepe/Uninove), se propuseram a organizar Colóquios de Professores que escrevem diariamente acerca de seus fazeres didáticos, nos quais tiveram a oportunidade de apresentar uma de muitas de suas práticas desenvolvidas no cotidiano escolar. Nessa jornada, nasce a série Práticas Pedagógicas e Formação Continuada na Escola da Infância, composta por três volumes que serão úteis a professores e gestores que lidam com o cotidiano da educação escolar.


Número de Páginas

128


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


I: Debatendo a concepção de criança e de infância: transformação na prática pedagógica de um professor do berçário; II: Sobre o desafio da prática de uma professora de educação infantil; III: Como a horta virou arte: uma relação entre o aprender e o se encantar; IV: Adaptação de bebês na creche: o estabelecimento do vínculo para qualidade psíquica; V: A importância do registro reflexivo na formação docente; VI: Gestão democrática, o papel do diretor e o estabelecimento de parcerias: uma relação complexa; VII: Gestão escolar: processos formativos e ressignificação de práticas.