Práticas de Leitura e Escrita em Contextos Escolares e Não Escolares

Práticas de Leitura e Escrita em Contextos Escolares e Não Escolares

ISBN: 9788581487199 AUTOR: Milena Moretto

Esta obra reúne resultados de pesquisas dedicadas aos estudos da linguagem, em especial, ao ensino da leitura e escrita. Os textos, que utilizam diferentes abordagens teórico- metodológicas, se inter-relacionam ao levarem em consideração o caráter dial...

R$ 49,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra reúne resultados de pesquisas dedicadas aos estudos da linguagem, em especial, ao ensino da leitura e escrita. Os textos, que utilizam diferentes abordagens teórico- metodológicas, se inter-relacionam ao levarem em consideração o caráter dialógico e constitutivo da linguagem. Nesse sentido, o livro possibilita ao leitor algumas reflexões acerca do trabalho com a leitura e a escrita em contextos escolares e não escolares apontando para a necessidade de se considerar a leitura e a escrita como práticas sociais que estão associadas aos diferentes contextos de produção de uso da língua dos quais quaisquer sujeitos participam. Por essa razão, a obra se torna uma referência para professores e pesquisadores preocupados com o ensino de línguas.


Número de Páginas

348


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Estudos de Linguagem


Capítulo 1: Implementação e análise de um dispositivo didático na formação de professores de Língua Inglesa: possíveis reconfigurações; Capítulo 2: O gênero crônica na Olimpíada de Língua Portuguesa: análise da sequência didática; Capítulo 3: Resumo científico: um modelo didático do gênero para o trabalho em sala de aula; Capítulo 4: Uma sequência didática para aprender a produzir uma comunicação oral em eventos acadêmicos; Capítulo 5: Referenciação e construção de sentidos: uma análise de textos argumentativos no livro didático de Língua Portuguesa do ensino médio; Capítulo 6: Um estudo sobre o letramento em livros didáticos para a educação infantil: análise de atividades com poemas; Capítulo 7: O ensino de leitura na escola sob a perspectiva dos multiletramentos; Capítulo 8: O trabalho com a leitura em sala de aula a partir de uma perspectiva dialógica; Capítulo 9: Literatura infanto-juvenil no Brasil: uma leitura de Memórias da Emília, de Monteiro Lobato; Capítulo 10: Tecnologias da informação e comunicação, esfera pública comunicacional e letramento escolar; Capítulo 11: A atividade de reescrita e o processo de letramento na EJA: uma discussão; Capítulo 12: Histórias de vida escolar de crianças de etnia eslava (ucraniana) em processo de alfabetização no sul do Brasil.