Práticas de Ensino

Práticas de Ensino

Teoria e Prática em Ambientes Formais e Informais

ISBN: 9788546204311 AUTOR: Luis Fernando Tosta Barbato; Gabriela Faria Barcelos Gibim; Gustavo Henrique Cepolini Ferreira (Orgs.)

Há algum tempo os estudiosos da educação tem voltado cada vez mais seus olhares para a educação que ocorre fora dos ambientes tradicionais como escolas ou universidades. Ainda que exista uma fragilidade no ensino brasileiro, aumentam o número de grupos...

R$ 95,90 R$ 47,95
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Há algum tempo os estudiosos da educação tem voltado cada vez mais seus olhares para a educação que ocorre fora dos ambientes tradicionais como escolas ou universidades. Ainda que exista uma fragilidade no ensino brasileiro, aumentam o número de grupos de pesquisas voltados a entender a importância desses outros espaços, os quais também colaboram para a formação dos indivíduos. A obra Práticas de ensino: teoria e prática em ambientes formais e informais apresenta artigos que tratam de teoria e práticas voltadas para a educação formal, informal e não formal escrito por professores e pesquisadores, com experiência em diversas áreas de ensino. Trazendo experiências de autores de diferentes formações e de toda parte do Brasil, a obra conta com uma pluralidade de temas e experiências.


Número de Páginas

328


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Educação


Capítulo 1: Podemos afirmar que “não há nada mais prático que uma boa teoria”?; Capítulo 2: A educação não formal enquanto campo de pesquisa no Brasil: algumas considerações e levantamentos preliminares; Capítulo 3: Mapas temáticos, mentais e táteis: algumas análises e aplicações no ensino de Geografia; Capítulo 4: Práticas pedagógicas em ambiente não escolar direcionadas à prevenção de homicídio; Capítulo 5: História aplicada ao turismo: reflexões sobre ensino de História na formação de guias de turismo; Capítulo 6: Educação de Jovens e Adultos no contexto semiárido brasileiro: desafios e perspectivas; Capítulo 7: Educação ambiental: sua relevância na formação de professores nos cursos de Geografia e Pedagogia; Capítulo 8: O júri simulado como prática para a educação ambiental crítica: uma experiência de extensão entre a universidade e a escola básica; Capítulo 9: Experiência, memória e educação: paisagens brasileiras; Capítulo 10: Pedagogia hospitalar: realidade e desafios 201_x000D_ Capítulo 11: Etnia, educação e cultura em Vila Pavão-ES: o protagonismo do professor Jorge Kuster Jacob 225 Capítulo 12: Lazer, educação e dança: a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa, a extensão e os estágios curriculares na universidade; Capítulo 13: Formação inicial de professores de Ciências e matemática no Centro de Ciências e Planetário do Pará; Capítulo 14: Intervenção do profissional de Educação Física num espaço não formal direcionado à educação especial: um relato de experiência;