Políticas Públicas, Interseccionalidades e Formação

Políticas Públicas, Interseccionalidades e Formação

Repensando as Práticas Educativas

ISBN: 9788546230952 AUTOR: Aline Choucair Vaz

O livro, desenvolvido na pós-graduação da UEMG, traz a problematização dos múltiplos modos pelos quais a educação se materializa em contextos escolares e não escolares no mundo atual, interseccionando teorias, reflexões e práticas formativas frente aos...

Mais Informações

Sinopse

O livro, desenvolvido na pós-graduação da UEMG, traz a problematização dos múltiplos modos pelos quais a educação se materializa em contextos escolares e não escolares no mundo atual, interseccionando teorias, reflexões e práticas formativas frente aos desafios impostos pela desigualdade social.



Número de Páginas

220


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Ciências Sociais


Apresentação

Aline Choucair Vaz

Francisco André Silva Martins

Vera Lúcia Nogueira

Capítulo 1.

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM BELO HORIZONTE: ações da política “Mais Aprendizagem e Reforço Escolar”

Viviane Alfredo Alves Batista

Daniel Santos Braga

Vera Lúcia Nogueira

Capítulo 2.

PERSPECTIVAS DE TRABALHO DOCENTE PARA AS MESTRAS E DOUTORAS NEGRAS NO BRASIL:

algumas reflexões

Renata Janaina do Carmo

Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Capítulo 3.

“A GENTE TINHA QUE SE VIRAR”:

o acompanhamento da escolarização realizado pelas mães na pandemia

Karine Luiza de Souza Miranda

Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Capítulo 4.

DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ATENDIMENTO À DIVERSIDADE CULTURAL EM MOÇAMBIQUE

Cheila Caetano Vilanculo

Vera Lúcia Nogueira

Capítulo 5.

EDUCAÇÃO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: entre a precarização do trabalho docente e a fragilidade das políticas públicas

Bruna Ferreira Augusto Cruz

Daiane Evelyn Ponciano Marquis

Vera Lúcia Nogueira

Maria Cristina da Silva

Capítulo 6.

TOMAR PARTIDO:

impacto da militância na trajetória de mulheres

Rayane Silva Guedes

Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Capítulo 7.

MOVIMENTOS SOCIAIS, AUTONOMIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Adriano Oliveira Bandeira de Melo

Francisco André Silva Martins

Aline Choucair Vaz

Capítulo 8.

ENCONTROS E SABERES: práticas educativas/formativas construídas por catadoras de uma cooperativa solidária em Belo Horizonte

Gláucia Moreira Pinto

Francisco André Silva Martins

Capítulo 9.

MATERIAIS EDUCATIVOS DE MUSEU: o caso das publicações do projeto “Onde mora a minha história?”, Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Belo Horizonte/MG

Rosangela Guerra

Lana Mara de Castro Siman

Sobre as autoras e os autores


Vera Lúcia Nogueira

Francisco André Silva Martins