Políticas de Educação nas Prisões da América do Sul

Políticas de Educação nas Prisões da América do Sul

Questões, Perspectivas e Desafios

ISBN: 9788546212712 AUTOR: Elionaldo Fernandes Julião

A educação e o trabalho são compreendidos hoje na América do Sul como dever social e condição de dignidade humana para os sujeitos jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade. Levando em consideração tais questões, esta obra, fund...

R$ 44,90 R$ 26,94
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A educação e o trabalho são compreendidos hoje na América do Sul como dever social e condição de dignidade humana para os sujeitos jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade. Levando em consideração tais questões, esta obra, fundamentada em uma concepção crítica sobre o papel do sistema penitenciário na sociedade contemporânea, tem como objetivo, além de ampliar o debate sobre o tema, apresentar algumas experiências da política implementada no continente. Visando contribuir com o debate sobre educação, justiça, violência, criminalidade, direitos humanos e políticas de restrição e privação de liberdade, principalmente sobre as questões que envolvem a política de educação implementada no sistema penitenciário, esta obra, fruto das discussões realizadas no Brasil, em 2014, no Encontro latino-americano de educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade, reúne 10 artigos produzidos por importantes intelectuais de vários países sobre o tema. Em um continente reconhecido historicamente por não garantir os direitos humanos no cárcere, esperamos que este livro venha ser um importante instrumento para reflexão sobre as políticas de restrição e privação de liberdade na América do Sul.


Número de Páginas

232


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Elementos universales constitutivos de la cuestión de la educación en prisión; 2. La situación de la educación en las cárceles de América Latina: su importancia para democracia y los derechos humanos en el continente; 3. Red Latinoamericana de Educación en contexto de encierro – RedLECE; 4. Acceso al derecho a la educación de personas jóvenes y adultas privadas de libertad; 5. Derecho a la Educación en contextos de encierro en Argentina: avances y desafios; 6. La Universidad en la cárcel: desde la resistencia cultural; 7. Problemáticas pedagógicas percibidas por los docentes de escuelas al interior de recintos penitenciarios: el caso de Chile; 8. Panorama da Política Nacional de educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade no Brasil; 9. A construção da Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional Brasileiro; 10. Pensar la cárcel; pensar desde la cárcel.