Políticas de Educação em debate

Políticas de Educação em debate

ISBN: 9786558402312 AUTOR: Andreia Menarbini (org.)

A obra Políticas de Educação em debate, como o próprio título indica, trata da ampliação do debate sobre as políticas educacionais formuladas para os diversos campos de aplicação, visando contribuir para a problematização das questões fundamentais para...

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Sinopse

A obra Políticas de Educação em debate, como o próprio título indica, trata da ampliação do debate sobre as políticas educacionais formuladas para os diversos campos de aplicação, visando contribuir para a problematização das questões fundamentais para a compreensão da educação. Organizado em quinze capítulos devidamente contextualizados, o livro traz profundas reflexões ao problematizar questões como regulação, financiamento e formação de professores, expressando parte da luta e resistência dos trabalhadores da educação, além de proporcionar uma compreensão sobre a educação no amplo campo das relações de poder instituídas.


Número de Páginas

440


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Educação


PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

PARTE I. POLÍTICAS NACIONAIS E AGÊNCIAS MULTILATERAIS DE REGULAÇÃO

1. Uma nova ordem educativa mundial: os paradoxos da regulação

2. A construção de uma escola cidadã: limites e possibilidades um estudo sobre uma escola pública de São Paulo

3. Direito à educação e assistência estudantil na educação superior: o princípio da gratuidade ativa

4. A educação de tempo integral como elemento de mudança: o paradigma da proteção integral em meio às reformas educacionais

5. A influência do banco mundial no plano municipal pela primeira infância (2018-2030) da prefeitura de São Paulo - uma estratégia de privatização em processo

6. Autonomia e gestão acadêmica no contexto da privatização mercantil-financeira: entre princípios pedagógicos e a paixão pelo lucro

PARTE II. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

7. Formação continuada de professores da educação superior: revisão da literatura e estado da arte

8. Direito à alfabetização: um direito mitigado

9. Agências multilaterais de regulação: uma abordagem teórica sobre as políticas de formação continuada de professores

10. Educação superior no brasil e a formação do professor para a educação básica

PARTE III. POLÍTICAS DE ACESSO, INCLUSÃO E AVALIAÇÃO

11. Uma contribuição conceitual acerca da inclusão: conceitos-ferramenta que tensionam o debate

12. Educação inclusiva: o papel dos marcos regulatórios para a formulação de políticas educacionais para estudantes com deficiência

13. A concepção de erro no processo de avaliação da aprendizagem no contexto da progressão continuada

14. Influências internacionais nas avaliações em larga escala (SAEB)

15. A avaliação da aprendizagem na educação a distância

Aline Belli Legramandi

Manuel Tavares

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