No livro, os autores, que possuem mais de uma década de atuação em práticas teatrais, partilham seus estudos e vivências. São explorados conceitos como narrativa, memória e tempo, além de experimentos cênicos dirigidos por eles próprios, em diferentes ...
Sinopse
No livro, os autores, que possuem mais de uma década de atuação em práticas teatrais, partilham seus estudos e vivências. São explorados conceitos como narrativa, memória e tempo, além de experimentos cênicos dirigidos por eles próprios, em diferentes ambientes e para variados públicos.
Número de Páginas
88
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Artes e Fotografia
Prefácio
PREÂMBULO: REFLEXÕES SOBRE O TERMO “DISPOSITIVO”
CAPÍTULO 1.
MEMÓRIA: A TÔNICA DE UMA CULTURA OU SOBRE NOSSAS RECORDAÇÕES
1.1 Walter Benjamin: a narrativa como acionador da memória
1.2 Sobre a necessidade de um tempo amansado e experiência vivida
CAPÍTULO 2.
TEATRO DOCUMENTÁRIO E PLAYBACK THEATRE: POÉTICAS DA MEMÓRIA
2.1 Teatro Documentário: Erwin Piscator
2.1.1 Relato documental sobre a experiência com a Cia. Teatro Documentário ou para não apagar a memória
2.2 Playback Theatre: Jonathan Fox e Jo Salas
2.2.1 Olha só o que o Teatro Playback fez comigo!
CAPÍTULO 3.
EXPERIMENTOS CÊNICOS DE TEATRO DOCUMENTÁRIO E PLAYBACK THEATRE
3.1 Experimentos de Teatro Documentário dirigidos por Carolina Angrisani
3.1.1 Aqui não – sobre a necessidade de enterrar os mortos
3.1.2 Memórias de um palco do Bixiga
3.1.3 Casa, substantivo feminino – uma homenagem à Elaine Grava
3.1.4 Viúvas das Lágrimas
3.2 Experimentos em Playback Theatre dirigidos por Fábio Araújo
3.2.1 DVD Emoções na Família: construção da paz
3.2.2 I Seminário de Educação Emocional e Social da Paraíba
3.2.3 Fundação Casa Atibaia (SP)
3.2.4 Fala Sampa: Virada Sustentável
CONSIDERAÇÕES FINAIS: SOBRE OS ENCONTROS
REFERÊNCIAS
Fábio Luís Araújo