A obra transforma a filosofia em prática educativa, oferecendo métodos claros, análises detalhadas e exemplos concretos. Ideal para educadores que desejam integrar o diálogo filosófico, estimular o pensamento crítico e inovar nas salas de aula.
Sinopse
A obra transforma a filosofia em prática educativa, oferecendo métodos claros, análises detalhadas e exemplos concretos. Ideal para educadores que desejam integrar o diálogo filosófico, estimular o pensamento crítico e inovar nas salas de aula.
Número de Páginas
168
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Estudos de Linguagem
CAPÍTULO 1. DA TRADIÇÃO ORAL PARA A ESCRITA, A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
1.1 A tecnologia do texto escrito
1.2 O dialogismo impõe-se pela leitura
CAPÍTULO 2. O TEXTO EM SUA NATUREZA LINGUÍSTICA E FILOSÓFICA
2.1 A fenomenologia do ser texto
2.2 O texto como enunciado filosófico
CAPÍTULO 3. ENTRE O SER PLURIDISCURSIVO E PLURIESTILÍSTICO
3.1 Pluridiscursividade e/ou pluriestilismo?
3.2 Uma parada para o pluriestilismo/gêneros textuais
CAPÍTULO 4. DIALOGISMO COM O TEXTO FILOSÓFICO EM SALA DE AULA
4.1 O texto filosófico e o currículo
4.2 O texto em sua dimensão filosófica
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS