Pioneiros

Pioneiros

Cotistas na Universidade Brasileira

ISBN: 9788581482897 AUTOR: Vânia Penha-lopes

O novo e revolucionário programa de ação afirmativa do Brasil, que visa a integrar os afrodescendentes em suas universidades públicas, é brilhantemente analisado pela autora. Inserindo o programa no contexto da sociedade brasileira contemporânea e da d...

R$ 36,90 R$ 33,21
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O novo e revolucionário programa de ação afirmativa do Brasil, que visa a integrar os afrodescendentes em suas universidades públicas, é brilhantemente analisado pela autora. Inserindo o programa no contexto da sociedade brasileira contemporânea e da desacreditada ideologia da democracia racial, a dra. Penha-Lopes analisa os papéis da raça e das classes nos argumentos controversos sobre as causas da desigualdade social e econômica daquela nação. Convencida de que as verdadeiras experiências de vida dos estudantes cotistas estavam sendo ignoradas nos acirrados debates sobre as políticas de ação afirmativa, ela pesquisa as consequências desses programas para os próprios primeiros universitários cotistas. Ela quer saber as opiniões desses estudantes sobre seus anos na universidade, como eles lidaram com aqueles que pensavam que eles não tinham o direito de frequentá-la e, mais importante, o quanto a ação afirmativa levou à expansão de oportunidades para ascensão social. Em prosa clara e acessível, a dra. Penha-Lopes convincentemente demonstra a importância dessas políticas e as lições que elas nos deixam.


Número de Páginas

168


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2013


Área

Educação


Introdução: ação afirmativa para brasileiro ver, Os Cotistas, Cotas universitárias e identidade racial, Atitudes sobre a política de cotas, Balanço geral da política de cotas universitárias, Conclusão: o futuro é agora.