A obra reúne algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão, destacando a diversidade temática no campo educacional e sua relevância para a transformação da sociedade.
Sinopse
A obra reúne algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão, destacando a diversidade temática no campo educacional e sua relevância para a transformação da sociedade.
Número de Páginas
208
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Educação
APRESENTAÇÃO
1. A QUALIFICAÇÃO TÉCNICA NA ESCOLA POLIVALENTE DE ARAGUARI-MG (1971-1974)
Introdução
1. A configuração dos cursos técnicos implementados
2. A escola, a qualificação técnica e a organização institucional
3. Discursos e projeções sobre a qualificação técnica
Considerações finais
Referências
2. O LYCEU DE GOYAZ E O FINANCIAMENTO PÚBLICO (1848-1886)
Introdução
1. Financiamento público do Lyceu de Goyaz
Considerações finais
Referências
3. O CENTRO PROMOCIONAL “NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA” (CEPROFA) EM GOIANDIRA-GO
Introdução
1. Ceprofa em Goiandira: uma instituição educativa pioneira
2. A realidade local: contradições de um sistema social e econômico excludente
Considerações finais
Referências
4. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL
Introdução
1. O ensino religioso no currículo
Considerações finais
Referências
5. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AÇÕES QUE CONFIGURAM A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Introdução
1. Metodologia
2. Práticas pedagógicas com crianças público da educação especial na educação infantil
3. Cuidar ou educar? Cuidar e educar?
Considerações finais
Referências
6. IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO SUDESTE GOIANO 123
Introdução
1. Metodologia
2. Resultados
Considerações finais
Referências
7. TECNOLOGIA ASSISTIVA E LETRAMENTO: RECURSOS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 137
Introdução
1. Metodologia
2. Resultados e discussão
Considerações finais
Referências
8. OFICINAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NA AMPLIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS LEITORAS DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução
1. É hora da história
Considerações finais
Referências
9. O ESPAÇO DO LIVRO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 169
Introdução
1. Pressupostos teóricos
2. Contextualizando o livro literário na alfabetização
3. É possível escolarizar a literatura infantil sem descaracterizá-la? O fazer pedagógico do professor
Considerações finais
Referências
10. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – CONCEPÇÕES DAS PROFISSIONAIS DA CRECHE
1. Caminhos e escolhas realizadas
3. Como me tornei a profissional que sou hoje?
Considerações finais