Pesquisa em educação

Pesquisa em educação

Volume 02

ISBN: 9788546222605 AUTOR: Dulcéria Tartuci

A obra reúne algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão, destacando a diversidade temática no campo educacional e sua relevância para a transformação da sociedade.


R$ 79,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A obra reúne algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão, destacando a diversidade temática no campo educacional e sua relevância para a transformação da sociedade.



Número de Páginas

208


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2025


Área

Educação


PRIMEIRA DÉCADA DO PPGEDUC/UFG-UFCAT (2011-2021): O QUE TEMOS A COMEMORAR?

APRESENTAÇÃO

1. A QUALIFICAÇÃO TÉCNICA NA ESCOLA POLIVALENTE DE ARAGUARI-MG (1971-1974)

Introdução

1. A configuração dos cursos técnicos implementados

2. A escola, a qualificação técnica e a organização institucional

3. Discursos e projeções sobre a qualificação técnica

Considerações finais

Referências

2. O LYCEU DE GOYAZ E O FINANCIAMENTO PÚBLICO (1848-1886)

Introdução

1. Financiamento público do Lyceu de Goyaz

Considerações finais

Referências

3. O CENTRO PROMOCIONAL “NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA” (CEPROFA) EM GOIANDIRA-GO

Introdução

1. Ceprofa em Goiandira: uma instituição educativa pioneira

2. A realidade local: contradições de um sistema social e econômico excludente

Considerações finais

Referências

4. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL

Introdução

1. O ensino religioso no currículo

Considerações finais

Referências

5. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AÇÕES QUE CONFIGURAM A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Introdução

1. Metodologia

2. Práticas pedagógicas com crianças público da educação especial na educação infantil

3. Cuidar ou educar? Cuidar e educar?

Considerações finais

Referências

6. IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO SUDESTE GOIANO 123

Introdução

1. Metodologia

2. Resultados

Considerações finais

Referências

7. TECNOLOGIA ASSISTIVA E LETRAMENTO: RECURSOS UTILIZADOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 137

Introdução

1. Metodologia

2. Resultados e discussão

Considerações finais

Referências

8. OFICINAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NA AMPLIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS LEITORAS DE CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Introdução

1. É hora da história

Considerações finais

Referências

9. O ESPAÇO DO LIVRO LITERÁRIO NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 169

Introdução

1. Pressupostos teóricos

2. Contextualizando o livro literário na alfabetização

3. É possível escolarizar a literatura infantil sem descaracterizá-la? O fazer pedagógico do professor

Considerações finais

Referências

10. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – CONCEPÇÕES DAS PROFISSIONAIS DA CRECHE

1. Caminhos e escolhas realizadas

3. Como me tornei a profissional que sou hoje?

Considerações finais