Pedagogia

Pedagogia

Temas da Educação na Singularidade do Conhecimento

ISBN: 9788546209477 AUTOR: Fábio Falcão Oliveira

Este livro nos convida a uma re¬flexão da educação como base para percorrer vários caminhos da prática docente ao longo do tempo. Entender e explicar os interstícios da história da educação brasileira, na perspectiva da prática pedagógica do período co...

R$ 39,90 R$ 29,92
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro nos convida a uma re¬flexão da educação como base para percorrer vários caminhos da prática docente ao longo do tempo. Entender e explicar os interstícios da história da educação brasileira, na perspectiva da prática pedagógica do período colonial à contemporaneidade, constituiu-se uma meta profundamente complexa e ambiciosa, acolhida com atenção e respeito, pelos autores que participaram do projeto de escrita desta obra. Ao término do livro, indaga-se sobre os significados e alcance do trabalho realizado, ao que se responde afirmando a compreensão de que ao conseguir resgatar a memória histórica da educação brasileira, consegue-se lançar luzes que clareiam a compreensão da realidade atual no campo da educação. E, neste exercício de anamnese e de atualização da história da educação, espera-se iluminar e inspirar as mentes que hoje planejam os caminhos da educação no Brasil para o futuro. (Prof. Dr. Luiz Cândido Martins Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD)


Número de Páginas

172


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


. Educação hesiodéica: o centauro ferido em busca da liberdade de si; . A pedagogia da alternância como prática pedagógica: o papel da escola família agrícola na permanência do jovem no campo; . A mediação no processo de construção do conhecimento: desafios para gestores e professores; . Professor-aluno na educação superior: relação (nem) sempre conflituosa; . Um olhar para o ensino da geometria no Brasil; . Philipp e Ariès – imagem da criança e da infância na iconografia dos séculos XVII e XVIII; . Educar para a vida digna: perspectivas da abordagem arqueogenealógica; . As políticas educacionais do Brasil entre 1917-1945 sob a influência do movimento eugênico.