Pastoril

Pastoril

Uma educação celebrada no corpo e no riso

ISBN: 9788581481944 AUTOR: Marcilio De Souza Vieira

Neste livro, o leitor desvenda uma educação celebrada no corpo e no riso, visível por meio das cançonetas e da gestualidade licenciosa dos brincantes desse folguedo. Apoiado na fenomenologia de Merleau-Ponty, na tradição e na transmissão da oralidade, ...

R$ 53,90 R$ 21,56
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Neste livro, o leitor desvenda uma educação celebrada no corpo e no riso, visível por meio das cançonetas e da gestualidade licenciosa dos brincantes desse folguedo. Apoiado na fenomenologia de Merleau-Ponty, na tradição e na transmissão da oralidade, o livro discute a aprendizagem da cultura e a produção de uma cartografia dos pastoris potiguares. O autor traz ao leitor uma nova visão sobre a educação da cultura, aqui afinada com o riso e com o corpo, na busca por celebrar a existência individual e coletiva.


Número de Páginas

184


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2012


Área

Educação


CAPÍTULO 1 - 1. Uma abordagem do corpo sagrado e profano no medievo, 2. O corpo licencioso na lírica medieval, 3. Uma abordagem do corpo lírico na era moderna, CAPÍTULO 2 - 1. Pastoris da cidade dos Reis Magos: Pastoril da Saudade de Ponta Negra e Pastoril dos Idosos de Bom Pastor, 2. Pastoril dos Américos da Cidade de Ceará-Mirim, 3. Pastoril de Dona Joaquina de São Gonçalo do Amarante, 4. Pastoril de Cabeceiras de Tibau do Sul, 5. Pastoril da Cidade de Pedro Velho, 6. Pastoril de Nísia Floresta, 7. Pastoril Flor do Lírio da praia de Pirangi, 8. Pastoril de Zé Miguel de São Paulo do Potengi, 9. A boa vizinhança dos Pastoris Potiguares. CAPÍTULO 3 - 1. A cultura oral nos pastoris: Cançonetas - palavras ditas e consumadas nas jornadas, 2. Corpo e gestualidade nos pastoris potiguares.