Paralelos Entre Ação Teatral e Direcionalidade Musical

Paralelos Entre Ação Teatral e Direcionalidade Musical

ISBN: 9788546211296 AUTOR: Ernesto Valença

O teatro e a música apresentam uma característica comum: são artes do tempo. Em ambas, um material escolhido como impulso inicial – uma dramaturgia, uma partitura, um movimento, uma sonoridade, uma ideia ou o que quer que mobilize o artista – nunca per...

R$ 32,90 R$ 29,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O teatro e a música apresentam uma característica comum: são artes do tempo. Em ambas, um material escolhido como impulso inicial – uma dramaturgia, uma partitura, um movimento, uma sonoridade, uma ideia ou o que quer que mobilize o artista – nunca permanece o mesmo; antes, transforma-se ao longo do espetáculo teatral ou da execução musical. No teatro, essa transformação é o que configura a ideia de ação, enquanto na música a mesma noção será, no presente livro, chamada de direcionalidade musical. Esse fenômeno de um material inicial transmutando-se no percurso temporal de uma obra foi entendido como um campo similar, paralelo, entre teatro e música. O modo como esse campo similar se configura muda de tempos em tempos e de cultura para cultura. A intenção deste livro é descrever algumas dessas mudanças ao longo de uma parte da história do teatro e da música, constatando a existência de um percurso histórico semelhante para as duas artes, que vai da construção de linguagens altamente estruturadas, passa pela exploração dos limites dessas linguagens e desemboca na dissolução das estruturas que as sustentavam.


Número de Páginas

140


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Artes e Fotografia


1. Ação teatral e direcionalidade musical; 2. Estruturas dialéticas; 3. Breve passada por uma grande passagem; 4. Nova passada por uma grande passagem: a emancipação da dissonância.