Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o Livro Didático de História

Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o Livro Didático de História

ISBN: 9788581482101 AUTOR: Maria Carolina Bovério Galzerani

O livro Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o Livro Didático de História coleta uma rica tradição no estudo dos textos escolares e se abre a novos horizontes para pensar os modos de transmissão da memória e da cultura histórica às jovens gerações.

R$ 59,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O livro Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre o Livro Didático de História coleta uma rica tradição no estudo dos textos escolares e se abre a novos horizontes para pensar os modos de transmissão da memória e da cultura histórica às jovens gerações.


Número de Páginas

408


Formato

17x24cm


Ano de Publicação

2013


Área

Educação


Capítulo 1 - Livro didático e história do ensino de história: caminhos de pesquisa, Capítulo 2 - O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o livro didático de história: estado do conhecimento, tendências e perspectivas, Capítulo 3 - Livros didáticos: cenários de pesquisa e práticas de ensino no Brasil, Capítulo 4 - Memórias discentes, livros didáticos e culturas escolares, Capítulo 5 - A apropriação docente dos livros didáticos de história: entre prescrições curriculares, saberes e práticas docentes, Capítulo 6 - Os usos do livro didático de história: entre táticas e prescrições, Capítulo 7 - Uma experiência de pesquisa: uso do livro didático e práticas de leituras no ensino de história na rede pública municipal da cidade de São Paulo, Capítulo 8 - Livro didático de história lido em sala de aula: uma prática de leitura dentre outras possíveis, Capítulo 9 - Livros didáticos de história para o ensino médio e as orientações oficiais: processos de recontextualização e didatização, Capítulo 10 - Relações entre material didático e ensino de ciências humanas e sociais no primário: um olhar sobre as práticas docentes de futuros professores, Capítulo 11 Imagens em livros didáticos de história: elementos para uma análise das relações imagem/texto/historiografia, Capítulo 12 - Propostas de leitura das imagens visuais em livros didáticos de história: uma incursão possível, Capítulo 13 - Os povos originários na literatura escolar: possibilidades de um discurso intercultural, Capítulo 14 -