Olhares Cruzados

Olhares Cruzados

ISBN: 9788546215157 AUTOR: Marcos Antônio Silvestre Gomes e Sandra Mara Dantas

Olhares cruzados: política e dinâmicas sociais no Triângulo Mineiro é um livro que reúne a produção de profissionais das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais que buscam compreender, sob diferentes perspectivas e enfoques, esta porção do espaço ...

R$ 52,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Olhares cruzados: política e dinâmicas sociais no Triângulo Mineiro é um livro que reúne a produção de profissionais das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais que buscam compreender, sob diferentes perspectivas e enfoques, esta porção do espaço regional em Minas Gerais, destacando ainda outras escalas e objetos. Ao privilegiar o Triângulo Mineiro, a produção lança luzes sob múltiplas facetas do processo que, ao longo do tempo, permitiu à região destaque nacional pela sua realidade socioeconômica. Nos textos, os autores discutem as articulações e as particularidades que os grupos sociais elaboraram e como estas impactaram no universo social bem como na sua base territorial. Em uma perspectiva interdisciplinar, é possível vislumbrar no decorrer da obra, as inúmeras práticas artísticas, políticas, sociais, culturais que corroboram sua dinâmica sócio histórica.


Número de Páginas

328


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Ciências Sociais


1. A área de ciências humanas no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio; 2. A memória como sinônimo de história: a produção dos memorialistas no Triângulo Mineiro; 3. Família, política, e poder no Sertão da Farinha Podre: o caso do barão de Ponte Alta; 4. José Maria dos Reis Júnior: as referências artísticas e o processo de produção do quadro “A Retirada da Laguna” (1921); 5. Para pensar Uberaba, MG: breve retrospectiva sobre as fontes de pesquisa no século XX; 6. Triângulo vermelho: os comunistas nas intermitências democráticas; 7. Uma história escrita entre os Rios Grande e Paranaíba: os indígenas no Sertão da Farinha Podre – séculos XVIII e XIX; 8. Intolerância e intolerantes na atualidade, tempos sombrios? Percepções sobre o presente por meio do passado; 9. Olhar histórico sobre a luta pelo direito ao campo:assentamentos Emiliano Zapata e 21 de abril, noTriângulo Mineiro; 9. Olhar histórico sobre a luta pelo direito ao campo: assentamentos Emiliano Zapata e 21 de abril, no Triângulo Mineiro; 10. Os reflexos das políticas de incentivo ao mercado imobiliário na expansão urbana de Uberaba/MG; 11. Parques urbanos e políticas públicas emUberaba/MG; 12. Perspectivas de civilização: abordagens no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba; 13. Questão agrária em Uberaba/MG: estrutura fundiária, latifúndio e agronegócio; 14. Termo de ajustamento de conduta e reparação do dano ambiental: mediações do Ministério Público.