O Professor Iniciante

O Professor Iniciante

Sentidos e Significado do Trabalho Docente

ISBN: 9788546211203 AUTOR: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Da Silva

O ingresso na carreira docente ainda é um tema a ser melhor discutido e aprofundado. Sob diferentes perspectivas, tomando o contexto do Distrito Federal e da cidade de Goiânia-GO, este livro reúne pesquisas que podem colaborar com processos de formação...

R$ 44,90 R$ 40,41
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O ingresso na carreira docente ainda é um tema a ser melhor discutido e aprofundado. Sob diferentes perspectivas, tomando o contexto do Distrito Federal e da cidade de Goiânia-GO, este livro reúne pesquisas que podem colaborar com processos de formação inicial e de acompanhamento do profissional que entra nas redes de ensino e tem agora o trabalho docente como objeto de ação e de reflexão. Apresenta, então, estudos a partir de diferentes categorias, tais como: gênero, trabalho pedagógico com a alfabetização, sentido político, desafios e descobertas, ente outras, com sujeitos que atuam em etapas e modalidades da educação básica tendo como objetivo maior o de compreender o início da docência como um momento crucial de reconhecimento e pertencimento da profissão e de constituição do seu trabalho como referencial para uma qualidade social da educação em nossa sociedade.


Número de Páginas

236


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Professores Em Início De Carreira: As Dificuldades E Descobertas Do Trabalho Docente No Cotidiano Da Escola; 2. Os sentidos políticos atribuídos à educação escolar pelos professores iniciantes; 3. As dificuldades e conquistas dos professores iniciantes em turmas de alfabetização: aspectos didáticos pedagógicos; 4. A construção da profissionalidade docente de pedagogos do gênero masculino iniciantes na educação infantil: primeiras aproximações; 5. A atuação do coordenador pedagógico e o professor iniciante – panorama dos estudos acadêmicos de 2003 a 2016; 6. A Construção da Profissionalidade no Processo de Inserção Profissional na Educação Infantil; 7. Professores iniciantes na educação de jovens e adultos: desafios e descobertas do trabalho pedagógico; 8. Aprendendo a profissão – professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano da escola; 9. Professores iniciantes na rede de educação pública da educação municipal de Goiânia: análises preliminares; 10. Facilitadores e carências: dilemas no início da carreira docente; 11. Análise da produção do conhecimento sobre professores iniciantes na educação infantil; 12. O início da docência: reflexões sobre a construção da profissionalidade docente.