O Manifesto dos Pioneiros da Educação

O Manifesto dos Pioneiros da Educação

Leituras sobre seus 80 anos

ISBN: 9788581486277 AUTOR: Antonio Bosco De Lima

Este livro reúne contribuições de autores de várias regiões do Brasil, os quais deixam registradas suas observações, suas intervenções e suas investigações a respeito do Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932. É um livro de crivo ideológico, que a...

R$ 88,90 R$ 80,01

Mais Informações

Sinopse

Este livro reúne contribuições de autores de várias regiões do Brasil, os quais deixam registradas suas observações, suas intervenções e suas investigações a respeito do Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932. É um livro de crivo ideológico, que adota, porém, várias abordagens interpretativas, sob perspectivas do pensamento filosófico e sociológico, flertando com a historiografia da educação e com a política educacional. O Manifesto de 1932 congrega e carrega histórias. Ele não está esgotado, ele está nas veias das políticas educacionais brasileiras, e mais que isto, ele continua a inalar e inalar-se com os projetos educacionais implantados e implementados durante nossas repúblicas.


Número de Páginas

304


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2014


Área

Educação


Octogésimo ano da reconstrução educacional no Brasil: manifesto dos pioneiros da educação nova, ao povo e ao governo; Um manifesto para a governamentalidade; Modernizar e racionalizar: o manifesto dos pioneiros da educação nova (1932) e a construção do sistema nacional de ensino no Brasil; O manifesto dos pioneiros da educação nova brasileira e o social: burguesia modernizadora e John Dewey para um estado interventor; Manifesto dos pioneiros da educação (1932): releituras de seus 80 anos; 80 anos do manifesto dos pioneiros e 141 anos do manifesto dos professores públicos primários da corte; O manifesto educação nova: apontamentos dos pioneiros para a mídia na educação; Os antecedentes do manifesto dos pioneiros da educação nova; Imprensa, política e educação no governo Vargas; O pensamento político no triângulo mineiro na década de 1930 e início dos anos 40 manifesto pela imprensa.