O Humor nas Literaturas de Expressão de Língua Inglesa

O Humor nas Literaturas de Expressão de Língua Inglesa

ISBN: 9788546212422 AUTOR: Suellen Cordovil Da Silva - Tiago Marques Luiz (orgs.)

Esta obra vem abranger os Estudos Literários e algumas de suas interfaces, como a Tradução e a Arte Sequencial. Como o humor é estudado no campo literário? A Linguística trabalha o know-how, ou seja, como se produziu o significado, por meio de mecanism...

R$ 32,90 R$ 24,67
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra vem abranger os Estudos Literários e algumas de suas interfaces, como a Tradução e a Arte Sequencial. Como o humor é estudado no campo literário? A Linguística trabalha o know-how, ou seja, como se produziu o significado, por meio de mecanismos da semântica. Os Estudos Literários pretendemexplorar o que está por trás deste significado, não desmerecendo os colegas linguistas, até porque o campo das Letras é marcado pela intersecção dessas duas correntes. O humor é um desafio para muitos estudiosos, tanto pelo amplo campo semântico, como pelo estilo de cada autor, seja para satirizar uma personalidade, seja para desmascarar as mazelas sociais da época, aliviar ou acentuar alguma cena trágica, ou até mesmo com o propósito de entreter. Os capítulos foram alinhados em perspectiva cronológica, iniciando com Chaucer e encerrando com Alan Moore, permitindo que os leitores dos diversos campos do saber, como também o leigo no assunto, percebam como este fenômeno transitou desde tempos imemoriais... e como continua forte atualmente, seja por meio de tirinhas, paródias, na expressão artística (teatro, escultura, pintura e dança, por exemplo) e nas performances digitais e midiáticas.


Número de Páginas

156


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Literatura Internacional


1. Figurações do humor em Geoffrey Chaucer – Uma leitura de The Canterbury Tales; 2. O humor do sapateiro da peça Júlio César em tradução comparada; 3. O humor como recurso estilístico de Charles Dickens em Sketches by Boz; 4. O humor de Oscar Wilde: Ianques, foguetes e prudentes na tradução de Oscar Mendes; 5. A ironia em V de Vingança de Alan Moore; 6. Gótico em quadrinhos: entre o humor e o terror em A piada mortal.