O espaço do livro literário nas práticas de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental

O espaço do livro literário nas práticas de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental

ISBN: 9788546228898 AUTOR: Meire Cristina Costa Ruggeri

Busca-se investigar como e quando os professores utilizam o livro literário em seu fazer pedagógico e porque ele ainda não é uma realidade consolidada em sala de aula. A autora propõe, assim, uma reinvenção dessa prática que facilita o processo de aqui...

R$ 55,90
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Busca-se investigar como e quando os professores utilizam o livro literário em seu fazer pedagógico e porque ele ainda não é uma realidade consolidada em sala de aula. A autora propõe, assim, uma reinvenção dessa prática que facilita o processo de aquisição da leitura e escrita na língua materna.



Número de Páginas

196


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2025


Área

Formação de Professores


INTRODUÇÃO

O problema da pesquisa

Organização do livro

Buscando um novo jeito de caminhar: o percurso da pesquisa

Os procedimentos da coleta dos dados

Entrevista semiestruturada

Observação

Definição dos participantes e do lócus da pesquisa

1. CONTEXTUALIZANDO O LIVRO LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO

1.1 A fundamentação teórica

1.2 Concepções de leitura e de linguagem em uma proposta sociointeracionista

1.3 A literatura infantil e os PCNs de Língua Portuguesa

1.4 É possível escolarizar a literatura sem descaracterizá-la? O fazer pedagógico do professor

1.5 O espaço do texto literário no ensino da língua materna

1.6 A formação do formador de leitura

1.7 O texto literário como suporte para formação do leitor

1.8 Contextualizando o objeto de estudo

2. A PRESENÇA DA LITERATURA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA ALFABETIZAÇÃO

2.1 As políticas públicas e o esforço para a melhoria do ensino

2.2 As caixas mágicas do PNAIC

2.3 O espaço da literatura nos livros literários da sala do 1º ano

3. REFLETINDO SOBRE O LIVRO LITERÁRIO NAS ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES: A VOZ E A PRÁTICA DO PROFESSOR

3.1 O espaço do livro literário nas práticas de alfabetização

3.1.1 O papel da bibliotecária como agente letrador na escola

3.1.2 O uso do livro literário associado às datas comemorativas

3.1.3 A não diferenciação do trabalho com os livros paradidáticos e com os livros literários

3.2 A incorporação de palavras e expressões oriundas do PNAIC por parte dos professores em sua prática

3.3 A avaliação das professoras sobre a formação que recebem para o trabalho com literatura em suas classes de alfabetização

3.4 A observação da prática: o fazer pedagógico no trabalho com o livro literário

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Relacionados

Quereres de Caetano Veloso

Quereres de Caetano Veloso

R$ 39,90
Comprar
Quando a literatura atualiza

Quando a literatura atualiza

R$ 69,60
Comprar
O lugar de fala e as narrativas midiáticas

O lugar de fala e as narrativas midiáticas

R$ 44,90
Comprar
Acabou o ensaio

Acabou o ensaio

R$ 46,90
Comprar