O Ensino Superior no Brasil e a Formação de Professores

O Ensino Superior no Brasil e a Formação de Professores

1930 - 2000

ISBN: 9788546209101 AUTOR: Núria Hanglei Cacete

A formação de professores no Brasil tem sido marcada por uma posição secundária na ordem das prioridades educacionais. Considerada uma formação de segunda categoria em relação às demais profissões de nível superior, condenada ao isolamento no âmbito da...

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Sinopse

A formação de professores no Brasil tem sido marcada por uma posição secundária na ordem das prioridades educacionais. Considerada uma formação de segunda categoria em relação às demais profissões de nível superior, condenada ao isolamento no âmbito das universidades, e, como que expressando certa perversidade, deixada nas mãos das instituições privadas, as quais, como sabemos, muitas vezes carecem de projetos que envolvam uma formação de professores com qualidade. A autonomia tão almejada pelas instituições privadas, conquistada na transformação de muitas escolas isoladas em universidades, não significou autonomia do seu corpo docente, no sentido de preservar a atividade acadêmica dos interesses de seus mantenedores e proprietários. Um processo profundo de mudanças na educação requer uma instituição com compromisso moral que possa levar a cabo a formação de um imenso contingente de professores. Essa instituição só pode ser pública, gratuita e de qualidade. É aí que se configura a possibilidade de criar uma atmosfera de liberdade crítica e de manifestação do pensamento, que promova o necessário comprometimento com a formação dos indivíduos e com um projeto de emancipação social.


Número de Páginas

232


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Educação


Capítulo 1: A formação dos professores secundários em São Paulo – a Faculdade de Filosofia, _x000D_ Ciências e Letras: 1930-1960 – as origens; Capítulo 2: Das originais faculdades de Filosofia, Ciências e Letras à Faculdade de Educação e às “novas” faculdades de Filosofia: 1960-1990; Capítulo 3: Os anos 1990-2000: a transição, um novo modelo de formação de professores; Capítulo 4: A Faculdade de Ciências e Letras “Teresa Martin”; Capítulo 5: Análise do novo modelo institucional de formação de professores: uma proposição._x000D_