O Arco da Literatura

O Arco da Literatura

Das Teorias às Leituras

ISBN: 9788546207350 AUTOR: Audemaro Taranto Goulart

O texto literário tem uma proposta clara: querer ser lido._x000D_ É para isso que o autor o escreve. Mas, como disse Roland Barthes, “o texto que o senhor escreve tem de me dar prova de que ele me deseja”. Esse é o desao do escritor, sobretudo porque ...

R$ 48,90 R$ 36,67
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O texto literário tem uma proposta clara: querer ser lido._x000D_ É para isso que o autor o escreve. Mas, como disse Roland Barthes, “o texto que o senhor escreve tem de me dar prova de que ele me deseja”. Esse é o desao do escritor, sobretudo porque há leituras pouco exigentes que se contentam com o que está na superfície do texto, assim como há leituras de um tipo de leitor que só se contenta quando descobre o que está mais no interior do texto. Esse é o desao ao leitor, bem de acordo com o que ensina Jacques Derrida: “um texto só é um texto se ele esconde, ao primeiro olhar, ao primeiro que aparece, a lei de sua concepção e a regra de seu jogo”._x000D_ E a proposta deste O arco da literatura: das teorias às leituras é de fazer o leitor penetrar nas entranhas do texto. Isso é possível na medida em que no livro se associam duas estratégias: a reexão teórica, fundada em princípios extraídos do estudo de vários autores renomados e a aplicação de tais princípios em textos de escritores brasileiros e portugueses._x000D_ Como complementação, apresentam-se leituras com análises críticas de textos de dois magos da literatura brasileira, que são Machado de Assis e Guimarães Rosa. Essa proposta é uma oferta aos que amam a literatura.


Número de Páginas

320


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Literatura Nacional


Parte 1 – Teorias e reflexões sobre a criação literária; Capítulo 1. Poética e gênese literária; Capítulo 2. Desconstrução e construção em sintonia com Derrida; Capítulo 3. Estética: emoção, razão e equilíbrio na perspectiva de Schiller; Capítulo 4. Identidade e identificação da narrativa literária; Parte 2 – Leituras machadianas; Capítulo 1. A planta baixa de Dom Casmurro; Capítulo 2. Relativização e metaficcionalidade em Esaú e Jacó: um aprendizado de leitura; Capítulo 3. O jogo da serpente na “Missa do Galo”; Capítulo 4. Machado e Rosa nos veem no espelho; Parte 3 – Leituras rosianas; Capítulo 1. A insatisfação com as margens do rio; Capítulo 2. “Pirlimpsiquice”: o pó mágico da psique infantil; Capítulo 3. Do simbólico ao imaginário: o “Presepe” de Guimarães Rosa reinventa o presépio; Capítulo 4. Veredas do imaginário: a busca da criação em Guimarães Rosa.