Motoboys

Motoboys

Filhos do Asfalto nas Artérias da Exclusão

ISBN: 9788546200566 AUTOR: Silvana De Andrade Barbaric

Este livro faz reflexões em torno de uma categoria profissional e dos desafios de sua forma de trabalho, majoritariamente informal. Torna-se instigante por produzir interpretações alternativas de visões consagradas, tendo como ponto de partida o conhec...

R$ 37,90 R$ 34,11
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro faz reflexões em torno de uma categoria profissional e dos desafios de sua forma de trabalho, majoritariamente informal. Torna-se instigante por produzir interpretações alternativas de visões consagradas, tendo como ponto de partida o conhecimento e o reconhecimento daquele que segundo a autora esta por trás do capacete: O motoboy. Trata-se do cotidiano desse profissional, encontrado na dimensão do espaço, tempo e valor. No espaço de trabalho caracterizado pela rua. No tempo, busca incansável, para a entrega da encomenda. No valor que recebe ou no valor da vida que se esvai. A autora aborda as questões de informalidade que caracterizam a profissão e esboça um desenho de organização, que perpassa os caminhos da rua chegando aos territórios de partida desses trabalhadores, momento em que o leitor poderá ter contato com o simbólico que reveste o viver desses jovens, seus sonhos, desejos, saberes e desafios. A leitura de Motoboys: Filhos do Asfalto nas Artérias da Exclusão nos convida a encontrar respostas para um fenômeno urbano, que desde a década de 90 se revela como desafio de compreensão, reconhecimento e inclusão.


Número de Páginas

180


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Ciências Sociais


Capítulo I: Os trabalhadores do canto da rua; Aspectos do cotidiano: a rua onde as relações se constituem; Filhos do asfalto: o exercício de uma profissão que pode matar; A moto como instrumento de trabalho do motoboy; Caracterizações da forma de trabalho; Capítulo II: A construção da identidade na centralidade do trabalho; A informalidade: um dos pilares da profissão; Motoboy: uma profissão que gera milhões; Regulamentação da atividade de motoboy pelo poder público; Sindicato da categoria; Capítulo III: São Paulo, o cenário da velocidade; O motoboy e seu olhar sobre a cidade de São Paulo; Territórios de origem, partida e destino; Espaços de permanência: subjetividade, cultura e lazer.