Michel Foucault

Michel Foucault

ISBN: 9788546214464 AUTOR: Ildenilson Meireles Barbosa

O pensamento de Michel Foucault está ainda a ser revisitado em virtude da profundidade com que se compõe para oferecer aos leitores e aos pesquisadores novo fôlego, novas atmosferas. O que se tem nesse livro é mais uma tentativa de compreender algumas ...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O pensamento de Michel Foucault está ainda a ser revisitado em virtude da profundidade com que se compõe para oferecer aos leitores e aos pesquisadores novo fôlego, novas atmosferas. O que se tem nesse livro é mais uma tentativa de compreender algumas nuances de um pensamento radical, meticuloso, esquivo e que articula diversos problemas do presente numa trama que envolve filosofia, história, psicologia, medicina, psiquiatria, arte e literatura, além das práticas sociais que não encontram lugar nos saberes oficiais, mas são essenciais para a composição da obra foucaultiana. As articulações do pensamento de Michel Foucault encontram aqui novas formas de agenciamento por meio de problemas postos desde inquietações de historiadores, filósofos, psicólogos, artistas, profissionais da saúde, entre outras inquietações que flertam com o rigor conceitual e com o ativismo político encampado em várias frentes de luta por esse filósofo que também sempre flertou com a loucura, com a arte, com as ciências psi, com a história. Michel Foucault: (des) conexões com a história e as ciências psi apresenta ao leitor a liberdade em tomar esse filósofo controverso como “ferramenta de trabalho”.


Número de Páginas

280


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Filosofia


1. Mestiçagens biopolíticas: notas sobre as afinidades sócio-históricas entre eugenia e aconselhamento genético; 2. O Desmedido, o Transfigurado e o Insensato: um encontro possível entre a Literatura de Edgar Allan Poe e o Pensamento de Michel Foucault; 3. A Medicina e a Psiquiatria como estratégias biopolíticas; 4. Notas sobre a controvérsia em torno da identidade a partir de Foucault e Adorno; 5. Entre a manicomialização e a psicossocialização: problematizações sobre a constituição contemporânea do sujeito de saúde mental; 6. Foucault e a Política do Pensamento; 7. A história da loucura de Maura Lopes Cançado;8. Ensaio sobre Foucault e a psicanálise: o sujeito em questão; 9. As analíticas da finitude e a crítica do sujeito em Michel Foucault; 10. O chiaroscuro do corpo na biopolítica; 11. Somos a pele que habitamos? Identidade, gênero e sujeito: desconstruindo a epistemologia do gênero; 12. A rede de atenção psicossocial: “enredamento” do sujeito no contexto da biopolítica; 13. Os sentidos do sexo: produzindo uma sexualidade feminina; 14. Elementos para uma genealogia da anormalidade em Michel Foucault.