Metodologias de Ensino em Matemática

Metodologias de Ensino em Matemática

Ações na Educação Inclusiva

ISBN: 9788546216789 AUTOR: Wesley Pereira da Silva

Acompanhamos, nos dias atuais, discussões a respeito de dificuldades relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Básica em diferentes instâncias da sociedade brasileira. De modo geral, tais dificuldades têm sido observadas em rela...

R$ 46,90 R$ 42,21
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Acompanhamos, nos dias atuais, discussões a respeito de dificuldades relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Básica em diferentes instâncias da sociedade brasileira. De modo geral, tais dificuldades têm sido observadas em relação aos estudantes, aos professores e às instituições de ensino. Por outro lado, a formação continuada em Educação Matemática tem contribuído para o enfrentamento dessas dificuldades, fomentando a construção de novas práticas para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Os estudos na área de formação de professores que ensinam Matemática avançaram no entendimento em relação ao que pensa, sabe e sente o professor, e seus resultados apontam outra perspectiva para a formação, sendo entendida como um processo de desenvolvimento ao longo de toda a vida. A articulação entre teoria e prática, saberes específicos e saberes pedagógicos, a partir de atividades que promovem a reflexão e o trabalho colaborativo na Educação Básica são objetos de estudo e pesquisa. Metodologias de Ensino em Matemática: ações na Educação Inclusiva converge esses ideais em uma obra repleta de experiências que envolvem professores e estudantes em momentos de aprendizagem matemática.



Número de Páginas

244


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


Capítulo 1: Um estudo sobre dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática na Escola Inclusiva; Capítulo 2: Dificuldades no ensino da Matemática nas escolas públicas inclusivas do Distrito Federal: um olhar sobre a deficiência visual; Capítulo 3: A tecnologia assistiva para o estudante com deficiência visual: contribuições no ensino e aprendizagem de Matemática; Capítulo 4: Educação Inclusiva e algumas metodologias para o ensino da Matemática; Capítulo 5: O tangram como proposta pedagógica mediadora para o ensino de um estudante com autismo; Capítulo 6: Geometria espacial: aprendizagem e inclusão; Capítulo 7: O ensino adaptado de geometria para umaestudante com deficiência visual; Capítulo 8: Uma proposta de intervenção com uma estudante com deficiência intelectual para o ensino de retas; Capítulo 9: Concepções dos alunos sobre o ensino de Matemática no sistema prisional; Capítulo 10: Avaliação escolar de Matemática para alunos com transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade.