Metodologias de Ensino em Matemática

Metodologias de Ensino em Matemática

Ações Lúdicas, Volume II

ISBN: 9788546217243 AUTOR: Wesley Pereira da Silva

Apresentamos o volume II da Série Metodologias de Ensino em Matemática, com o subtítulo: Ações Lúdicas. Neste volume, trazemos experiências exitosas e propostas metodológicas sobre ensino de matemática focando o aspecto lúdico. Este livro faz parte da ...

R$ 66,90 R$ 46,83
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Apresentamos o volume II da Série Metodologias de Ensino em Matemática, com o subtítulo: Ações Lúdicas. Neste volume, trazemos experiências exitosas e propostas metodológicas sobre ensino de matemática focando o aspecto lúdico. Este livro faz parte da série que foi idealizada e concretizada a partir das produções realizadas por alunos e por professores do curso de especialização em Metodologias do Ensino de Matemática da UnB-UAB-CEAD, decorrentes de suas pesquisas e resultados apresentados em artigos e monografias de conclusão de curso. Nele se faz presente, a constante e crescente busca por novas metodologias para o ensino de matemática que promovam um aprendizado mais eficiente com menos entraves e dificuldades enfrentadas pelos alunos. Essa é uma discussão presente nas pesquisas e nos encontros acadêmicos de Educação Matemática. Nesse contexto, insere-se o lúdico, por sua importância no ensino em geral, e na matemática em particular, por ser presente e constatado a partir das experiências práticas vivenciadas por professores e alunos. A partir disso, idealizamos mais esse volume, intentando oferecer à comunidade acadêmica voltada para o ensino de matemática uma produção lúcida, aplicável e com precedentes de sucesso em sua aplicação. Desejamos que nossa vivência contribua para a discussão nesse cenário, e seja útil a docentes que busquem novas perspectivas e alternativas para a melhoria do ensino de matemática.



Número de Páginas

228


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


Capítulo 1: O ensino da Matemática no nono ano: uma proposta do Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia, Núcleo de Cruzeiro do Sul – AC; Capítulo 2: Percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos; Capítulo 3: Recursos didáticos que auxiliam o processo de ensino aprendizagem das operações com frações; Capítulo 4: O ensino contextualizado da Matemática: o Teorema de Pitágoras voltado para o cotidiano; Capítulo 5: A utilização do material circular e outras metodologias como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem de frações; Capítulo 6: Os reflexos da falta de pré-requisitos básicos na aprendizagem de Matemática no 2º ano do ensino médio; Capítulo 7: A importância da educação financeira da escola para a vida; Capítulo 8: Os registros de representação semiótica como contributo do processo avaliativo; Capítulo 9: Percepções de professores do ensino superior acerca de metodologias de ensino da Matemática; Capítulo 10: Resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise sob a perspectiva da teoria dos campos conceituais