Memória e Materialidade

Memória e Materialidade

ISBN: 9788546212491 AUTOR: Luciane Munhoz De Omena

A obra Memória e Materialidade: Interpretações sobre a Antiguidade problematiza os aspectos sociais em relação à memória, ao espaço e aos objetos presentes nas sociedades mediterrânicas. Em uma perspectiva crítica, o volume coloca em destaque a constru...

R$ 45,90 R$ 41,31
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A obra Memória e Materialidade: Interpretações sobre a Antiguidade problematiza os aspectos sociais em relação à memória, ao espaço e aos objetos presentes nas sociedades mediterrânicas. Em uma perspectiva crítica, o volume coloca em destaque a construção das memórias no plural, indicando, dessa forma, grupos em conflitos; logo, os registros materiais que, dimensionados, classificados e empregados nas sociedades, produzem símbolos, linguagens e lugares.


Número de Páginas

284


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Arqueologia


1. Nas mãos dos homens: abordagem simbólica às memórias materiais da Odisseia; 2. Manuscritos do mar morto e Nag Hammadi: sectarismo e gnosticismo à luz da arqueologia bíblica; 3. As temporalidades do mito de Enéias no Lácio: entrevestígios arqueológicos e apropriações poético-literárias; 4. Vitrúvio e Ovídio: arquitetura e poesia como perpetuadoras da memória no período augustano (i a.C./I d.C.); 5. Concordia e ritualidade: uma leitura da Ara Pacisde Augusto (I a.C.); 6. Os laços entre família e morte nas consolatórias de Sêneca; 7. Lugares de memória severianos no norte da África:os arcos dedicados a Caracala; 8. A arqueologia do paganismo da Antiguidade Tardia: o bouleutério em Antioquia no século IV d.C.; 9. Hilário de Poitiers e o Adversus Arianos Libre: um tratado político-doutrinal a tecer uma legitimidade ao poder imperial romano tardio (séc. IV); 10. El modelo epistolar de Jerónimo de Stridón. La carta 60como referencia paradigmática de la teología políticapropia de la elite eclesial de la época tardoantigua; 11. Comunidades imaginadas. La investigación sobre la identidad de los pueblos germánicos en la Antigüidad Tardía; 12. Um reino através de uma riqueza: os poderes visigodos na hispânia do século VII por meio do tesouro de guarrazar.