“Manter Sadia a Criança Sã”

“Manter Sadia a Criança Sã”

As Políticas Públicas de Saúde Materno-Infantil no Piauí de 1930 a 1945

ISBN: 9788546212774 AUTOR: Joseanne Zingleara Soares Marinho

O trabalho da Profa. Dra. Joseanne Zingleara trouxe para debate um dos períodos mais ricos da história republicana brasileira: O governo Vargas (1930-1945). Mostra que nesse governo sujeitos e valores pouco destacados na Primeira República passaram a i...

R$ 55,90 R$ 44,72
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O trabalho da Profa. Dra. Joseanne Zingleara trouxe para debate um dos períodos mais ricos da história republicana brasileira: O governo Vargas (1930-1945). Mostra que nesse governo sujeitos e valores pouco destacados na Primeira República passaram a integrar a agenda política nacional, a exemplo das mulheres e crianças e de bens jurídicos como a educação e a saúde pública. A autora apresenta a engenharia institucional de saúde colocada em funcionamento pelo governo Vargas, como a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública e dos departamentos de saúde, tornando os serviços dessa área mais presentes no cotidiano da população. Afirma, porém, que no Piauí a melhoria na organização e no acesso aos serviços de saúde não apresentou eficiência extensiva e homogênea, pois foi mais abrangente na capital que no interior do estado. O livro “Manter sadia a criança sã”: as políticas públicas de saúde materno-infantil no Piauí de 1930 a 1945 é uma leitura indispensável para aqueles que desejam discutir a transformação da saúde em um bem público. Convido todos a se deleitarem com esta obra escrita de forma clara e objetiva sobre a História do Brasil República. (Antônia Valtéria Melo Alvarenga, Professora Adjunta dos Cursos de História da Uespi e Uema)


Número de Páginas

368


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

História


Capítulo 1: As primeiras iniciativas piauienses de saúde pública materno-infantil; Capítulo 2: Políticos e médicos em defesa de um novo país: o debate sobre a saúde de mães e crianças no Piauí; Capítulo 3: A proteção à saúde materno-infantil no Piauí: os órgãos públicos e as associações particulares; Capítulo 4: A assistência pública às gestantes e seus filhos: o sistema distrital e as unidades hospitalares no Piauí.