Literatura e Opressão

Literatura e Opressão

ISBN: 9788546202256 AUTOR: Ricardo André Ferreira Martins

A obra Literatura e Opressão traz os temas da violência, da opressão, do autoritarismo, e, em particular, do trauma, provocado por suas manifestações na esfera cultural, política e social, mas nomeadamente a artística, e, sobretudo, a literária, que tê...

R$ 32,90 R$ 29,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

A obra Literatura e Opressão traz os temas da violência, da opressão, do autoritarismo, e, em particular, do trauma, provocado por suas manifestações na esfera cultural, política e social, mas nomeadamente a artística, e, sobretudo, a literária, que têm atravessado séculos de produções no que tange a denúncia das injustiças, dos abusos de poder, de momentos em que a humanidade deparou-se com as formas mais cruéis de holocausto, de morte e de desrespeito dos direitos humanos. Organizada por Ricardo André Ferreira Martins, reúne diversos autores e pesquisadores que levantam o debate e traz reflexões sobre o tema.


Número de Páginas

144


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Literatura Nacional


Capítulo 1: Literatura, violência e trauma: notas sobre Flávio Moreira_x000D_ da Costa e Luis Fernando Veríssimo; Capítulo 2: O papel do ouvinte na tentativa de superação do trauma: uma leitura de The Pawnbroker, de Edward Lewis Wallant; Capítulo 3: A teoria do trauma e a perspectiva teórica queer em uma análise comparatista de algumas narrativas brasileir; Capítulo 4: Registros da memória e do exílio: as representações do intelectual na correspondência entre Jorge de Sena e Vergílio Ferreira (1950-1975); Capítulo 5: Territórios de conflito: representações cotidianas da violência na cidade de São Paulo pelo movimento punk; Capítulo 6: Individualidade, sacrifício e violência: Efraim Volta para a Alfafa, de S. Izehar.