Lembranças de uma Guerra

Lembranças de uma Guerra

Apropriações Políticas das Memórias Históricas da Guerra Cisplatina ou Guerra del Brasil

ISBN: 9788546207961 AUTOR: Roberta Teixeira Gonçalves

Transpondo as fronteiras do tradicional, Roberta Teixeira Gonçalves conta a história da Guerra da Cisplatina através de novas fontes, particularmente, a documentação memorialista, renegada pela história durante muitos anos. Ao longo de cinco capítulos,...

R$ 52,90 R$ 39,67
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Transpondo as fronteiras do tradicional, Roberta Teixeira Gonçalves conta a história da Guerra da Cisplatina através de novas fontes, particularmente, a documentação memorialista, renegada pela história durante muitos anos. Ao longo de cinco capítulos, Roberta vai demonstrando a tessitura política que sustenta o confronto e a cultura política prevalecente em cada país, realçando as imbricadas relações entre as nações envolvidas. Confrontando narrativas opostas e identificando as pertinências, cria discurso claro, lógico e bem fundamentado. A historiadora realiza um belo trabalho que certamente significa valiosa contribuição para a historiografia latino-americana. (Profa. Dra. Francisca Nogueira de Azevedo Professora Associada do Instituto de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ)


Número de Páginas

328


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2017


Área

História


Capítulo 1: Entre a política e a história: a Guerra Cisplatina em pauta (1825-1828); Capítulo 2: Uma guerra de memórias; Capítulo 3: A Cisplatina que entrou para a história; Capítulo 4: O debate no outro lado do Prata: Unitários versus Federales nas fontes argentinas e uruguaias sobre a Guerra Cisplatina; Capítulo 5: A Guerra e a unidade nacional: entre o “romantismo” e o “revisionismo”.