Leituras de Fronteiras (vol.1)

home / Leituras de Fronteiras (vol.1)

10%
Leituras de Fronteiras (vol.1)

Contribuições Transdisciplinares

9788546206278
Ademir Gebara

O sentido de fronteira pode ser muito mais amplo do que simplesmente a divisão entre lugares. Uma fronteira pode significar também barreiras que impedem pessoas de se conhecer e conviver em harmonia. Este livro constitui o primeiro resultado impresso d...

Mais informações

R$ 42,90

R$ 38,61

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    O sentido de fronteira pode ser muito mais amplo do que simplesmente a divisão entre lugares. Uma fronteira pode significar também barreiras que impedem pessoas de se conhecer e conviver em harmonia. Este livro constitui o primeiro resultado impresso de quatro seminários intitulados Leituras de Fronteira, realizados no Brasil e no Paraguai entre 2012 e 2015. Os textos aqui reunidos representam admiravelmente o conjunto do percurso até então realizado pelos referidos seminários. Em seu conjunto, os trabalhos valorizam o papel do conhecimento na remoção das barreiras erguidas entre os povos pelo próprio processo histórico – barreiras essas entre as quais se destaca o etnocentrismo, particularmente danoso às populações fronteiriças.

    Sumário:

    Capítulo 1: Fronteiras e civilização em José Bonifácio; Capítulo 2: A religião como instrumento legitimador da conquista de fronteira: o mito do destino manifesto; Capítulo 3: Zonas pioneiras do Brasil: a multiplicidade de leituras de fronteira em Capítulos de Geografia tropical e do Brasil de Leo Waibel; Capítulo 4: História, Literatura e espionagem: as marchas do General Resquín no Pantanal; Capítulo 5: Con-junturas: o entre-lugar fronteiriço em Mar paraguayo; Capítulo 6: Cooperação e transfronteirização: aspectos indissociáveis de uma integração regional entre Brasil, Paraguai e Argentina; Capítulo 7: Brasiguaios: do tratamento do termo ao significado do sujeito fronteiriço; Capítulo 8: O agir de atores fronteiriços no palco da Guerra Grande (1865-1868); Capítulo 9: A viagem de José Barbosa de Sá às missões de Mojos.

    Numero de paginas:

    244

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2016

    Área:

    História