Leituras Afro-Brasileiras (Vol.3)

Leituras Afro-Brasileiras (Vol.3)

Reconstruindo Memórias Afrodiaspóricas entre o Brasil e o Atlântico

ISBN: 9788546215669 AUTOR: Ênio José Da Costa Brito

Nestas Leituras Afro-Brasileiras, somos convidados a percorrer novas veredas do processo transatlântico da escravidão. São veredas que nos revelam os dispositivos do longo período escravista, ampliando as interpretações da experiência da diáspora atlân...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Nestas Leituras Afro-Brasileiras, somos convidados a percorrer novas veredas do processo transatlântico da escravidão. São veredas que nos revelam os dispositivos do longo período escravista, ampliando as interpretações da experiência da diáspora atlântica; são estratégias, resistências, sentires, saberes e corpos negros que na busca pela liberdade criaram a música, a palavra, a dança, os gestos, os espaços e as formas de morrer em contraponto ao racionalismo do colonizador. São veredas, que no tempo presente se tornam tão urgentes, em que o passado é recriado de forma a se tornar interferência política, social e cultural no presente – o terreiro da potência de vida para as memórias-corpo negro-africanas. (Marcos Vinícius de Souza Verdugo, doutorando em Ciência da Religião na PUC-SP)


Número de Páginas

344


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

História


Capítulo 1: Escravidão no Atlântico Negro; Capítulo 2:Política de escravidão/resistência; Capítulo 3: A Morte e suas visões; Capítulo 4: Devoções Atlânticas; Capítulo 5: Rompendo o silêncio; Capítulo 6: Expressões religiosas afro-indígenas.