Leituras Afro-Brasileiras (Vol.1)

home / Leituras Afro-Brasileiras (Vol.1)

10%
Leituras Afro-Brasileiras (Vol.1)

Ressignificações Afrodiásporicas Diante da Condição Escravizada no Brasil

9788546212323
Ênio José Da Costa Brito

Em criteriosas leituras relacionadas a culturas africanas em diáspora, esmiuçando atenções a religiosidades afro-brasileiras por parte de vários estudiosos, debatendo com mestrandos e doutorandos da Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP, o Pro...

Mais informações

R$ 46,90

R$ 42,21

QTD.:
COMPRAR

Consulte o prazo de entrega

    Mais Informações

    Sinopse:

    Em criteriosas leituras relacionadas a culturas africanas em diáspora, esmiuçando atenções a religiosidades afro-brasileiras por parte de vários estudiosos, debatendo com mestrandos e doutorandos da Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP, o Prof. Ênio José da Costa Brito traz a público o primeiro volume de suas reflexões de muitos anos, em variados suportes. Em densas resenhas de estudos ao escravismo em regiões do Brasil, como a práticas herdeiras de tradições orais africanas, muitas vezes silenciadas, seus textos contribuem a pensar singulares relações senhores versus escravizados, delineando racismos culturais. Frente a pretensões de universalidade da civilização ocidental cristã, um dos grandes teólogos brasileiros de religiões comunitárias afro-ascendentes com grupos populares, apreende culturas em diáspora interagindo com universos culturais de povos nativos e colonizadores, em híbridas injunções de religiosidades locais, alheias a projetos globais. (Maria Antonieta Antonacci: Professora Associada – Programa de Pós-Graduação em História PUC-SP)

    Sumário:

    Capítulo 1: Reavivando a memória; Capítulo 2: A escravidão nas províncias; Capítulo 3: As respostas dos cativos; Capítulo 4: Os cativos e a lei; Capítulo 5: O verbo resistir e seus diversos modos; Capítulo 6: Famílias escravas; Capítulo 7: A religiosidade escrava.

    Numero de paginas:

    232

    Formato:

    14x21cm

    Ano de publicação:

    2018

    Área:

    História