Leitura na Educação Básica

Leitura na Educação Básica

Perspectivas e Desafios

ISBN: 9788546210190 AUTOR: Ivan Vale De Sousa

Promover a prática leitora na Educação Básica implica considerar três elementos essenciais: professor, aluno e contexto. As perspectivas de leitura na escola aproximam os agentes leitores de suas realidades e lhes possibilitam enxergar como a conjuntur...

R$ 60,90 R$ 19,48
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Promover a prática leitora na Educação Básica implica considerar três elementos essenciais: professor, aluno e contexto. As perspectivas de leitura na escola aproximam os agentes leitores de suas realidades e lhes possibilitam enxergar como a conjuntura atual pode ser transformada mediante a busca do conhecimento leitor. Nesse sentido, ler é essencialmente humano, é acessar outros mundos, é inserir as narrativas na percepção de que a cada nova leitura, novos conhecimentos são formulados e as concepçõesde mundo claricadas. O percurso da leitura na Educação Básica é proposto mediante a transição entre as perspectivas que ampliam nossos saberes, as inferências que fazemos dos textos e a valorização dos contextos sociais e de produção do saber, sem omitir que os desafi¬os de politização das práticas leitoras na escola são muitos, porém, não impossíveis de serem ultrapassados mediante elaboração de planos estratégicos capazes de inserir professores e alunos em um mesmo contexto dialógico e de mudanças. Nessa concepção, a presente obra apresenta-se ao leitor e ao educador como um farol que aponta caminhos a serem desbravados e conhecimentos a serem produzidos.


Número de Páginas

208


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


1. Leitura Interdisciplinar de Imagens Estáticas na Escola; 2. A Leitura em Contexto de Fronteira: Acervos e Salas de Leitura Interculturais; 3. A Formação de Leitores Como Processo Social-Dialógico de Mobilização do Sujeito; 4. A Leitura e a Produção Textual a Partir da Poesia da Natureza; 5. Um Olhar Sobre as Concepções e o Processo de Ensino-Aprendizagem da Leitura; 6. As práticas de leitura na percepção dos alunos do ensino fundamental II: uma análise discursiva; 7. Para uma Abordagem do Texto Literário no Ensino Médio Alinhada com as Demandas Contemporâneas da Educação Formal; 8. Process Writing: Interface Leitura-Escrita na Sala de Aula da Educação Básica; 9. Abordagem do Gênero Poesia numa Perspectiva Discursiva: uma Proposta de Formar Leitores Competentes na Educação Básica; 10. A Contribuição da Crítica Textual para o Trabalho de Leitura; 11. A Antecipação como Estratégia de Leitura na Educação Básica: uma Reflexão em Torno da Formação Docente.