Leitura

Leitura

Múltiplas Abordagens

ISBN: 9788546215140 AUTOR: Osalda Maria Pessoa

Esta obra está composta por 08 (oito) capítulos sobre leitura, discurso e produção dos sentidos, tendo como fio condutor as experiências dos autores pesquisadores da área, que retomam a análise do discurso (AD) francesa, a corrente socialista alemã da ...

R$ 48,90 R$ 24,45
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra está composta por 08 (oito) capítulos sobre leitura, discurso e produção dos sentidos, tendo como fio condutor as experiências dos autores pesquisadores da área, que retomam a análise do discurso (AD) francesa, a corrente socialista alemã da literatura (ER) e a corrente inglesa da análise do discurso crítica (ADC). Defendemos os processos de leitura, produção dos sentidos e os letramentos críticos como sendo práticas sociais. Não poderíamos deixar de postular, nesta obra, que referenda a leitura, o discurso e a produção dos sentidos nas suas múltiplas abordagens, as ideias de Goodman (1987), Kleiman (2011) e Kato (1985) sobre os processos de cognição (inconscientes) e metacognição (controles conscientes da mente) nos atos de leitura. Por último, abordamos o tema comunicação, afetos e sentidos, em que os estudiosos da área percebem que a fala, por vocação natural, é a fala para outrem, que a mensagem tem como função criar espaços para o encontro com o outro. Charaudeau (1997) afirma também que “o homem fala para se pôr em relação com o outro, porque neste sentido vai o elã de sua própria existência.”



Número de Páginas

168


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Estudos de Linguagem


1. Interface da Linguística com a Teoria Literária: um olhar sob as lentes da AD Francesa e da Estética da Recepção Alemã


2. Formação discursiva: uma noção com dois fundadores

3. Mídia, discurso e democracia: “assim caminha o Piauí...”

4. Letramento, poder e discurso: o programa Escola sem Partido ou uma pedagogia da neutralidade

5. O Sermão da Sexagésima: as formações ideológico-discursivas e as relações de poder

6. Estratégias de leitura com o teste cloze na compreensão leitora

7. Discurso e as relações de gênero em anúncios publicitários

8. Comunicação, afetos e sentido.