Laicidade à Brasileira

Laicidade à Brasileira

Um Estudo sobre a Controvérsia em Torno da Presença de Símbolos Religiosos em Espaços Públicos

ISBN: 9788546204915 AUTOR: Cesar Alberto Ranquetat Júnior

Este livro aborda um tema atualíssimo e controverso: a questão da laicidade estatal no Brasil, tomando como ponto de partida para a análise a polêmica em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. Para alguns agentes, a existência de...

R$ 52,90 R$ 47,61
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Este livro aborda um tema atualíssimo e controverso: a questão da laicidade estatal no Brasil, tomando como ponto de partida para a análise a polêmica em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. Para alguns agentes, a existência desses símbolos religiosos em órgãos públicos como escolas, universidades, hospitais, tribunais e parlamentos representaria uma ofensa ao princípio republicano e liberal de separação entre Estado e religião. A laicidade do Estado brasileiro estaria sendo violada na medida em que órgãos públicos ostentam símbolos e imagens de uma determinada religião. Por outro lado, os defensores da permanência dos símbolos religiosos reagem a essas demandas argumentando que a sua afixação é já parte de nossa tradição histórica, exprimindo a cultura cristã e católica de nosso país. O que parece estar em jogo nesses casos são diferentes definições e concepções de laicidade, bem como divergentes posicionamentos acerca do papel e do lugar da religião na vida social. Finalmente, esta obra, fruto de uma ampla pesquisa empírica e bibliográfica, almeja contribuir para a discussão acadêmica sobre esta tão candente e intrincada temática.


Número de Páginas

344


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2016


Área

Ciências Sociais


Capítulo 1: A religião na modernidade: secularização, secularismo e laicidade; Capítulo 2: Laicidade à brasileira: uma contextualização histórica e jurídica; Capítulo 3: Origens de uma controvérsia: o Cristo no tribunal do júri, no Corcovado e nos parlamentos; Capítulo 4: Símbolos religiosos em discussão: o congresso de magistrados no Rio Grande do Sul, em 2005; Capítulo 5: Os julgamentos dos crucifixos e outras situações conflitivas envolvendo símbolos católicos em locais públicos; Capítulo 6: A invocação do nome de Deus nas constituições e a exibição da bíblia nos parlamentos e em praças públicas; Capítulo 7: De capelas católicas a espaços ecumênicos: simbolizando o pluralismo religioso nos espaços públicos.