Juventude e Risco

Juventude e Risco

Abrindo a Sede ao Meio no Deserto das Práticas de Assistência Social

ISBN: 9788546209552 AUTOR: Rayanne Suim Francisco

Neste livro, buscamos produzir mapas de intensidade que acompanham movimentos de diferenciação irrompidos por acontecimentos no presente de atividades de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vinculado ao SUAS. Atentas às práticas da P...

R$ 34,90 R$ 31,41
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Neste livro, buscamos produzir mapas de intensidade que acompanham movimentos de diferenciação irrompidos por acontecimentos no presente de atividades de um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vinculado ao SUAS. Atentas às práticas da Psicologia no serviço de proteção social básica que atende crianças e adolescentes ditos em risco e vulnerabilidade social, desenhamos a juventude como devir e multiplicidade. Uma juventude que nos coloca problemas a partir dos quais somos capazes de nos lançar ao exercício ético do pensamento. Ao analisarmos o risco como virtualidade, imprevisibilidade que produz modos de vida inusitados e a¬rma a vida como obra de arte, afetiva e inventiva, deslocamos a Psicologia de um lugar que conscientiza o outro, que sabe sobre o outro, para uma prática ético-política que acolhe a alteridade dos encontros. As temáticas da con¬fiança e da amizade comparecem no livro como invenções de múltiplos mundos habitados no trabalho com os jovens, quando psicólogas e jovens vem a ser juntos, um com o outro.


Número de Páginas

152


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Psicologia


1: Habitar desertos, fabricar oásis; 2: “Abrir a sede ao meio”: Inventando percursos rizomáticos; 3. Pobreza, vulnerabilidade e risco social: questionamentos em terrenos áridos; 4. O devir-criança e as suas “brincanças”: aprendendo a inventar máquinas mutantes e a traçar linhas de fuga; 5. Práticas-de-risco: (Re)construir dispositivos para uma psicologia do acontecimento.