Justiça em Transição no Brasil

Justiça em Transição no Brasil

Anistia Política e Reparação dos Militantes da Guerrilha do Araguaia

ISBN: 9788546205202 AUTOR: Mariana Yokoya Simoni

O livro analisa as transformações nos significados dos conceitos de “anistia política” e “reparação” desde o final do regime militar até o presente, tendo por estudo de caso os processos de reparação dos militantes da Guerrilha do Araguaia no âmbito da...

R$ 45,90 R$ 41,31
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O livro analisa as transformações nos significados dos conceitos de “anistia política” e “reparação” desde o final do regime militar até o presente, tendo por estudo de caso os processos de reparação dos militantes da Guerrilha do Araguaia no âmbito da Comissão de Anistia. O argumento central é que essas mudanças de sentido estão diretamente relacionadas a avanços no tratamento dado pelo Estado brasileiro às violações de direitos humanos, perpetradas por agentes estatais no período ditatorial. Desse modo, mesmo diante dos limites legais dos processos, foram criadas novas formas de reparação às vítimas e de enfrentamento ao legado autoritário no país.


Número de Páginas

320


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2016


Área

Ciências Sociais


Capítulo 1: História de Guerrilha; Capítulo 2: Anistia, Reparação e Justiça de transição; Capítulo 3: “O Araguaia continua”: as dimensões da reparação.