Justiça Agrária

Justiça Agrária

ISBN: 9788546215379 AUTOR: Thomas Paine

O panfleto Justiça Agrária foi escrito por Thomas Paine (1737-1809) no inverno de 1795-1796. O texto foi redigido durante a Revolução Francesa, enquanto o autor, recém-saído das prisões jacobinas, residia na casa do ministro e futuro presidente dos Est...

R$ 29,90 R$ 26,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O panfleto Justiça Agrária foi escrito por Thomas Paine (1737-1809) no inverno de 1795-1796. O texto foi redigido durante a Revolução Francesa, enquanto o autor, recém-saído das prisões jacobinas, residia na casa do ministro e futuro presidente dos Estados Unidos, James Monroe (1758-1831). Justiça Agrária representa o maior grau de radicalidade da reflexão de Paine sobre a pobreza, e expõe uma ousada proposta de diminuição das desigualdades sociais e da pobreza, que foi apresentada ao Diretório da Revolução Francesa. Paina buscava distanciar-se tanto das propostas de caridade do liberal conservador Edmund Burke e do liberalismo irredutível dos girondinos quanto das ideias de Reforma Agrária e de propriedade comunal de Graco Babeuf. Nesse sentido, a principal contribuição de Agrarian Justice para o pensamento social é ser ela uma fonte de inspiração e reflexão para o tema da “Renda Básica”, hoje amplamente discutido por economistas e cientistas sociais. Por isso, muitos autores enxergam em Justiça Agrária uma das fontes do que hoje é o pensamento socialdemocrata ou o liberalismo social.


Número de Páginas

76


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Administração


Thomas Paine: artífice e obra da Era das Revoluções; Thomas Paine e a Era das Revoluções; O Espartilheiro de Thetford; Thomas Paine e a Revolução Norte-Americana; Thomas Paine e a Revolução Francesa; Thomas Paine como intérprete e pensador da Revolução Francesa; Os últimos dias.