Irmandade da Boa Morte e Culto de Babá Egum

Irmandade da Boa Morte e Culto de Babá Egum

Masculinidades, Feminilidades e Performances Negras

ISBN: 9788546210343 AUTOR: Joanice Santos Conceição

Nesta obra, Joanice Santos Conceição nos deixa um legado profundo e enigmático sobre a construção das masculinidades e feminilidades em dois rituais mortuários no contexto baiano, onde a presença-ausência dos corpos femininos / masculinos racializados ...

R$ 49,90 R$ 44,91
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Nesta obra, Joanice Santos Conceição nos deixa um legado profundo e enigmático sobre a construção das masculinidades e feminilidades em dois rituais mortuários no contexto baiano, onde a presença-ausência dos corpos femininos / masculinos racializados se performatizam e se generi¬cam através de atos, divisões, rituais, hierarquias e simbologias de ocupação dos espaços sagrados. O protagonismo das mulheres em um determinado culto e a predominância de homens no outro, nos levaria a pensar nas identidades de gênero dicotômicas e essencializadas na concepção do corpo dividido entre o masculino e o feminino. Mas a grande contribuição do trabalho de Joanice Conceição é revelar que o gênero se transmuta no corpo e nos códigos culturais que o inscrevem – os rituais, as divisões sexuais, as relações de poder foram estruturantes na produção de novas subjetividades engendradas pelo gênero na manutenção e na transgressão das relações sociais hegemônicas: ou seja, “as mulheres, ao invés de questionarem a exclusão feminina nos rituais, usam o corpo para subverterem a ordem vigente [...] Mulheres e homens usam estratégias corporais da masculinidade hegemônica e da feminidade dita subalterna para vencer as contradições rituais”. É uma obra primaz, é o sagrado colocando em desuso as concepções tradicionais da identidade de gênero na vida cotidiana. (Profa. Dra. Ana Cláudia Pacheco)


Número de Páginas

296


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2017


Área

Ciências Sociais


Capítulo 1: União necessária: morte, vida e performance; Capítulo 2: Construção das feminilidades e masculinidades na Irmandade da Boa Morte; Capítulo 3: Construção de masculinidades e feminilidades no Culto de Babá Egum; Capítulo 4: Masculinidades, feminilidades e performance: diferenças e complementaridades.