O olhar sobre a leitura, na perspectiva transdisciplinar
dos trabalhos aqui reunidos, é um gesto político que se preocupa com a educação em seu sentido lato e, assim, com a democracia, a cidadania, a justiça social e, ao fim e ao cabo, com a humani...
Sinopse
O olhar sobre a leitura, na perspectiva transdisciplinar
dos trabalhos aqui reunidos, é um gesto político que se preocupa com a educação em seu sentido lato e, assim, com a democracia, a cidadania, a justiça social e, ao fim e ao cabo, com a humanidade, esta que muitas vezes parece desaparecida em um mundo de máquinas. Que autores e capítulos reunidos neste livro sejam a face da continuidade desse interesse em contribuir para um mundo melhor.
Número de Páginas
588
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Estudos de Linguagem
Exclusão das oportunidades educacionais à luz da arte literária
A problemática do acompanhamento remoto em turmas de educação infantil
Desigualdades no acesso digital no ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Velhice, desejo e descobertas: uma leitura do conto “uma alegria”, de Cláudia Lage
Gênero e alegoria na escrita contemporânea de Augusta Faro
Representações da violência na literatura juvenil contemporânea: “Sapato de Salto” (2006), de Lygia Bojunga, e “Todos Contra D@Nte” (2008), de Luís Dill
Quando ‘a’ autora se torna ‘o’ autor: um relato de experiências didáticas com a leitura do conto “El Huésped”, de Amparo Dávila
Qual escola literária incentivou a territorialização efetiva das mulheres na literatura brasileira e quais suas principais autoras?
Mesclagem conceptual: o baralho de cartas lgbtqia+
“Um Garoto Chamado Rorbeto”, um instigante encontro entre a palavra e a imagem
A luta pelo direito à terra sob o olhar feminino em “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior
O uso pedagógico das tecnologias digitais e os desafios à docência em tempos de ensino remoto
A subordinação da mulher provinciana em Dama de Paus, de Eliana Cardoso
A voz dos excluídos e a representação das minorias nas crônicas reunidas em “Pequenas Epifanias”, de Caio Fernando Abreu
Efeitos de sentido do verbete “colapso” na pandemia do novo coronavírus
O discurso jornalístico diante dos resultados do pisa no Brasil: da consciência coletiva às políticas públicas de incentivo à leitura
Os paradoxos da modernidade em “O Homem que Procurava a Máquina”, de Ignácio de Loyola Brandão
“A morte vira semente?”: Os efeitos de sentido nas narrativas póstumas de Marielle Franco
O feminino, o surrealismo e Nadja
A ficção brasileira do início do século XXI: trajetórias e tendências
Charges sobre o ensino remoto: tem aula online?
Literatura e direitos humanos: uma análise do conto “Fábrica De Balas”, De Mário Medeiros
TDICS e mídias em sala de aula: como avançar na exploração profícua desses recursos?
Inserção às práticas de letramentos acadêmicos no ensino superior
O fazer docente: as contribuições do estágio supervisionado para a formação inicial de professores
Bernardine Evaristo e a síndrome de Alice no País das Maravilhas
O trabalho com a leitura literária no ensino fundamental remoto: desafios e possibilidades
A seriedade da alegria: experiência de ler como ato lúdico na infância
A leitura em sala de aula com o ensino médio
O cabelo afro como identidade: a jornada de Irie Jones em “White Teeth”, de Zadie Smith
Reflexões sobre poesia e formação do leitor no contexto da extensão
A narrativa nostálgica midiatizada:o caso da eleição presidencial de 2018
Letramento social: por um caminhar dialógico na formação humana
Compreensão leitora e consciência textual, com atenção à coerência: ensino e pesquisa
Sobre os autores
Sabrine Amaral Martins
Rosângela Gabriel