Este livro, a partir do trabalho de profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), visa apresentar à Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) as múltiplas facetas da profissão do pedagogo com dados históricos, documenta...
Sinopse
Este livro, a partir do trabalho de profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), visa apresentar à Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) as múltiplas facetas da profissão do pedagogo com dados históricos, documentais e metodológicos.
Número de Páginas
344
Formato
16x23cm
Ano de Publicação
2025
Área
Formação de Professores
Profa. Dra. Otília Maria A. N. A. Dantas – UnB
Profa. Dra. Antônia Dalva França-Carvalho – UFPI
Prof. Me. Rodrigo Rodrigues de Oliveira – SEEDF
Profa. Me. Mara Rúbia Rodrigues da Cruz – SEEDF
Profa. Me. Monique Vieira Amorim Bandeira – SEEDF
(Organizadores)
Capítulo 1.
A IDENTIDADE DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM: BREVES APONTAMENTOS
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Andréa Kochhann
Capítulo 2.
O TRABALHO DE PEDAGOGOS NA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM: SINGULARIDADES DO ENSINO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL
Mykaella Soares Leonardo
Tatiane Cristina Maurício Emerick
Capítulo 3.
O FENÔMENO DA MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E O PAPEL DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA NO DF
Mara Rúbia Rodrigues da Cruz
Cristiane Nogueira da Silva
Francisco Thiago Silva
Capítulo 4.
REFLEXÕES SOBRE A EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM: ENTRELAÇANDO A HISTÓRIA A UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO INSTITUCIONAL, PREVENTIVA E INTERVENTIVA
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Rejane Maria Barbosa
Capítulo 5.
AS CATEGORIAS DO TRABALHO, TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA EM DIÁLOGO COM A ATUAÇÃO DAS/OS PEDAGOGAS/OS DO DF
Noélia Martins dos Anjos
Capítulo 6.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DO PEDAGOGO DA EEAA PARA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: ENTRE O LEGAL E O REAL
Erika Rodrigues de Freitas
Otília Maria A. N. A. Dantas
Antônia Dalva França-Carvalho
Capítulo 7.
PLANO DE AÇÃO DO SEAA: UMA ANÁLISE DO MODELO PROPOSTO
Monique Vieira Amorim Bandeira
Otília Maria A. N. A Dantas
Antônia Dalva França-Carvalho
Capítulo 8.
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DO DISTRITO FEDERAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Lourdes Christina dos Santos de Macêdo
Otília Maria A. N. A. Dantas
Capítulo 9.
A EXPERIÊNCIA DE UMA PEDAGOGA DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO DISTRITO FEDERAL
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Marla Cristina de Leles Pereira
Capítulo 10.
O TRABALHO DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS ALTERNADAS COM ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Ana Paula dos Santos França
Gabrielle Teresa Araujo de Jesus Monteiro
Capítulo 11.
PEDAGOGOS DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
TRÊS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Fernanda Silveira Araújo Moraes
Ivana Fortes das Chaga Pereira
Capítulo 12.
O TRABALHO DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM NO NOVO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS, PRECARIZAÇÃO E IDENTIDADE
Rodrigo Rodrigues de Oliveira
Tânia de Sousa Lima
Sobre os autores