Histórias da Educação

Histórias da Educação

Volume II

ISBN: 9788581487489 AUTOR: Mônica Yumi Jinzenji

Livro organizado pelas colegas Mônica e Andrea reafirma o compromisso do GEPHE com a produção e disseminação do conhecimento._x000D_ Ele agrega um conjunto de trabalhos advindos de dissertações e teses_x000D_ defendidas nos últimos anos no âmbito da Hi...

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Sinopse

Livro organizado pelas colegas Mônica e Andrea reafirma o compromisso do GEPHE com a produção e disseminação do conhecimento._x000D_ Ele agrega um conjunto de trabalhos advindos de dissertações e teses_x000D_ defendidas nos últimos anos no âmbito da História da Educação no_x000D_ PPGE/FAE/UFMG, atualizando o esforço de dar visibilidade à diversa_x000D_ produção de pesquisadores com diferentes graus de formação, oriundos de diferentes campos disciplinares, como tem sido a “vocação” desse campo, não só no Brasil. Essa multivocalidade está expressa, ainda, nos diferentes objetos pesquisados, os quais foram produzidos e encarados com uma pluralidade de lentes analíticas a partir de um enorme e rico universo documental. Todos esses aspectos apenas reafirmam a pujança do campo, hoje, no Brasil, bem como a proficuidade do GEPHE como centro produtor e irradiador de conhecimento novo neste âmbito.


Número de Páginas

376


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2014


Área

Educação


A emergência da escola rural em Minas Gerais; A relação entre os rituais públicos e o processo de legitimação do grupo escolar; Em nome da modernidade: uma educação multifacetada, uma cidade transmutada, um sujeito inventado; Educação confecional protestante, fronteiras religiosas e identidades étnicas, Belo Horizonte/BH, primeira metade do século XX; Ação policial como prática de uma educação moral, polícia de costumes e o meretrício em Belo Horizonte; Ensino e Formação, os mais modernos conceitos e métodos em circulação nas jornadas internacionais de educação física; Escolarização da arte, dos anos 60 aos 80 do século XX; Uma escola sem muros; Educação e política em Minas Gerais, o caso das sociedades políticas, literárias e filantrópicas; A infância em disputa, escolarização e socialização na reforma de ensino primário em Minas Gerais; Discurso eugênico no período pós-guerra, um estudo sobre a construção do discurso eugênico na formação docente; Adaptações locais de um tesouro universal, análise corporativa de duas versões de uma enciclopédia infanto juvenil dos inícios do século XX e Livros de leitura e a intolerância ao não trabalhador.