Histórias da Educação

Histórias da Educação

VoIume I

ISBN: 9788581487106 AUTOR: Mônica Yumi Jinzenji

O livro agrega um conjunto de trabalhos advindos de dissertações e teses defendidas nos últimos anos no âmbito da História da Educação no PPGE/FAE/UFMG. Esta obra é apenas uma mostra do quanto pode ser rico, diverso e estimulante o exercício da pesquis...

R$ 106,90 R$ 42,76
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

O livro agrega um conjunto de trabalhos advindos de dissertações e teses defendidas nos últimos anos no âmbito da História da Educação no PPGE/FAE/UFMG. Esta obra é apenas uma mostra do quanto pode ser rico, diverso e estimulante o exercício da pesquisa historiográfica no campo educativo. A sua coerência está na diversidade que lhe dá unidade, uma vez que permite olhar para muito do que é possível e necessário fazer, ainda, em termos de pesquisa.


Número de Páginas

368


Formato

16x23cm


Ano de Publicação

2014


Área

Educação


Docência Autorizada: Trajetórias de Mulheres Professoras em Sabará; O Processo de Desenvolvimento das Aulas Elementares de Mestres Particulares na Província Mineira; O Processo de Produção da Profissão Docente: Profissionalização, Prática Pedagógica e Associativismo dos Professores Públicos Primários em Minas Gerais (1871 a 1911); A Escrita como Espaço e Forma de Organização: Associativismo, Abaixo-Assinados e a Imprensa Pedagógica; Conexões Vicentinas: Educação Confessional Feminina no Século XIX.; Memórias de Professores/as de Educação Física (Déc. 1950, 1960 e 1970): Esportivizações da Escola e Escolarizações do Esporte; Senhora da Memória: Alda Lodi, um Arquivo Legado à História da Educação de Minas Gerais; Fundando Sensibilidades, Educando os Sentidos: dos Sujeitos na Cidade (Belo Horizonte, uma Capital no Ano de 1900); Educação e Formação do Cidadão: O Discurso Republicano de Francisco Mendes Pimentel; Representações e Construções de Identidades Masculinas nas Minas Gerais do Terceiro Quartel do Século XIX; Estratégias e Práticas Educativas dos Órfãos de Famílias Abastadas da Comarca do Rio das Velhas (1750-1800); Instâncias Formativas, Modos e Condições de Participação nas Culturas do Escrito: O Caso de João Gumes (Caetité/BA, 1897-1928); As Práticas Educativas Familiares no Processo de Distinção Geracional Criança/Adulto (Caetité/BA, 1910-1930); A Infância Tecida: Construindo a Infância entre os Teares e as Escolas da Fábrica de Tecidos e Fiação Cedro e Cachoeira (188